Vivo ainda tem a maior participação de mercado, seguida pela Claro e TIM. Saiba sobre os novos resultados da Anatel.
Ao todo, há 228,5 milhões de linhas móveis ativas no Brasil. Os resultados são referentes ao mês de agosto, de acordo com o que foi divulgado pela Anatel. No comparativo com o mês anterior, a redução é de 337,1 mil (-0,15%). Em doze meses, foram 6,11 milhões a menos.
Linhas pré-pagas ainda são maioria nesse número. Com 122,35 milhões, elas representam 53,60% do total. Os clientes pós-pagos representam 46,40%, mas o crescimento é expressivo.
Em relação ao mês de julho, foram 751,71 mil unidades a mais. Nos últimos 12 meses, um aumento de 10,99 milhões (+11,58%). A Vivo segue com a maior participação de mercado.
A operadora tem atualmente 73,67 milhões de linhas ativas, contra 56,51 milhões da Claro, 54,68 milhões da TIM e 37,51 milhões da Oi. Outras operadoras ficaram com 2,57% de participação no balanço da Anatel.
VIU
ISSO?
– O
fim de uma era: migração do pré-pago para pós-pago
– Pré-pago
da Vivo ganha ligações para celulares locais ilimitadas
– Anatel
apresenta dados do mercado de telecomunicações no Brasil
No entanto, a Claro foi a única que registrou crescimento no número de linhas. A operadora adicionou mais 33,37 mil em sua base de clientes, enquanto as outras apresentaram reduções.
Mas a Vivo continua com um bom resultado na base de clientes pós-pagos, considerados os mais caros e lucrativos para o caixa das operadoras. Ao todo, eles representam 57% da base.
A Claro segue próxima de equilibrar seus clientes pré e pós, com 54% no primeiro e 46% no segundo. A compra e futura diluição da Nextel pode fazer alterações significativas nos resultados da operadora.
TIM e Oi seguem com uma participação alta do pré-pago. A primeira tem 61% e a segunda 69%, ambas já anunciaram que vão investir mais na migração dos consumidores para planos pós.
Com informações da Anatel