Smart TVs da empresa coreana já apresentam publicidade no menu de aplicativos; celulares podem ser uma nova plataforma de anúncios segmentados.
Segundo o site holandês LetsGoDigital, nesta terça-feira, 1º, a Samsung registrou a marca “Samsung Mobile Ads” no Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). A patente deixa claro que a companhia pretende expandir seus serviços de anúncios para smartphones e tablets.
Ainda não se sabe quando o recurso será ativado, mas a publicidade em dispositivos não é uma novidade para a Samsung. Desde 2016, o “Samsung Ads” funciona nas Smart TVs da companhia. Ao abrir o menu de aplicativos os clientes são forçados a ver anúncios. Dependendo da campanha, eles ocupam até mais da metade da tela.
Para desligar a publicidade é necessário desconectar a TV ou encontrar um caminho para o menu que trata dos termos e condições do aparelho.
“Entregamos resultados incomparáveis para nossos clientes. Ao usar os dados mais abrangentes do setor para criar a plataforma de público conectado mais inteligente do mundo, a Samsung Ads está posicionada de maneira única para transformar o cenário da publicidade”, descreve a página do recurso.
A publicidade em celulares é um mercado bilionário e que muitas empresas desejam conquistar essa lucrativa fonte de receita. A Xiaomi, por exemplo, já mostra anúncios nos menus de configuração dos seus smartphones.
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No entanto, esse tipo de publicidade necessita da coleta de dados dos usuários para exibir “anúncios segmentados”. Desde o escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica, no ano passado, existe uma preocupação mundial sobre a privacidade de dados.
Os smartphones possuem um conjunto de dados exclusivo de seus usuários, muito maior que o Facebook ou o Google possuem. Além disso, em todo lugar que as pessoas vão, o telefone móvel está por perto. Assim, os anunciantes poderiam exibir anúncios mais efetivos sob o ponto de vista local ou de interesse dos consumidores.
No Brasil, em agosto de 2020, entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que regulamenta a forma como as empresas coletam, processam, armazenam e utilizam as informações de seus consumidores. Caso o “Samsung Mobile Ads” seja ativado, a empresa terá que respeitar a legislação brasileira.