Será um efeito da concorrência do Claro Flex e Vivo Easy? Entenda o atual cenário do plano.
Se antes o TIM Beta era sinônimo de exclusividade, hoje o conceito pode não ser o mesmo. De acordo com o Google Trends, o interesse pelo pré-pago exclusivo da TIM caiu ao longo dos últimos 12 meses.
A última grande alta registrada no número de buscas ocorreu em dezembro de 2018. Após isso, o gráfico mostra uma queda, com poucos e curtos momentos de crescimento, nunca correspondentes ao que era registrado no ano passado.
Com uma medição a partir do último pico de popularidade em 2018, no comparativo com o de 2019, há uma redução de 33% no volume de buscas. Já o mês de novembro caiu 26% na comparação anual.
Será um efeito dos concorrentes Claro flex e Vivo Easy? Ambos ganharam investimentos e divulgaram ofertas relevantes em 2019.
Fora isso, são os planos que mais aproximam da proposta do TIM Beta ao oferecerem uma alta quantidade de dados móveis para os usuários, frente aos planos pré-pagos e controle que estão no mercado atualmente.
Entretanto, ao menos no Google Trends, os dois não ameaçam a hegemonia do pré-pago exclusivo da TIM nos pacotes “moderninhos” do mercado. As buscas pelo Claro flex tiveram uma alta significativa em agosto, mas não alcançaram o TIM Beta.
VIU
ISSO?
–> Envio
de convite TIM Beta já pode ser feito de outra maneira
–> TIM
muda regras de pontuação para virar TIM Beta Lab
–> TIM
reduz bônus de internet dos planos controle
Já o Vivo Easy teve sua maior alta em outubro, mês em que ultrapassou o pacote concorrente da Claro. No entanto, ambos ainda não se aproximaram do nível de interesse pelo TIM Beta, mesmo em redução.
Mas, é importante observar a queda contínua do plano da TIM. Qual é a verdadeira motivação?
A questão, já abordada aqui no Minha Operadora, é o inevitável envelhecimento do plano e a falta de atualizações da operadora. Atualmente, a única vantagem é a generosa quantidade de dados móveis para os usuários por baixo custo, além da liberação do TIM Music by Deezer.
Fora isso, não há ligações ilimitadas, aplicativos de mensagens e redes sociais sem descontar da franquia ou outro benefício.
É por essa brecha que o Claro flex busca crescer. Trata-se de um plano controle totalmente digital com ofertas de 8 GB e 10 GB, chamadas de voz liberadas e aplicativos. Já o Vivo Easy busca se consolidar por uma proposta diferente: vender dados, diárias de aplicativos e ligações sem validade.
Por análises, há quem acredite que a TIM não deve mais fazer grandes mudanças ou investimentos do TIM Beta. A pretensão é a mesma das outras operadoras, migrar os clientes para planos controle ou pós-pagos.
Se for o caso, pode ser difícil conquistar o cliente que quer uma boa oferta de serviços sem ter qualquer obrigação contratual ou de fidelidade.