Recurso RCS permite transformar o aplicativo de mensagens do Android em uma espécie de WhatsApp.
Nesta quinta-feira, 14, a Claro fechou um acordo com o Google para oferecer aos seus clientes o padrão RCS (Rich Communication Service), um recurso que adiciona novas funcionalidades ao tradicional (e velho) serviço de mensagens de texto por SMS.
O novo protocolo de mensagens permite enviar, além do texto, fotos, áudios, vídeos, figurinhas e GIFs. O padrão permite até mesmo criar grupos de bate-papo, saber se a pessoa está digitando ou enviar mensagens via Wi-Fi.
Basicamente, o RCS é a evolução do SMS, tornando-o mais parecido com outros mensageiros instantâneos, como o WhatsApp ou Telegram.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para os usuários do sistema Android, com versão superior ao 5.0, e que tenha instalado o aplicativo Mensagens.
VIU ISSO?
–> Entenda o RCS, padrão que visa ser o sucessor do SMS
–> Oi reitera benefícios do RCS, mas diz que o alcance ainda é baixo
–> Google vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras
Embora o RCS possa funcionar futuramente no iOS, a Apple ainda não anunciou se seus telefones suportarão o novo protocolo. No entanto, chegará o dia em que o SMS será eliminado em favor do RCS e, nesse momento, a empresa da maçã não terá muita escolha.
O recurso será liberado automaticamente e gradualmente para os clientes pessoa física da Claro. A empresa pretende expandir no futuro o recurso para o setor corporativo.
No entanto, para que o padrão se popularize, é necessário que todas as operadoras de telefonia e sistemas suportem a tecnologia.
Além da Claro, Vivo e TIM estão em processo de adoção ao RCS. A Oi foi a primeira operadora brasileira a oferecer o protocolo para seus clientes.
Com informações de Canaltech.