Comparamos variedade de canais, custo-benefício, participação de mercado, reputação da marca e ofertas de cada operadora para você fazer uma melhor escolha.
Qual é o fator que mais pesa na escolha da melhor TV por assinatura? Atualmente em declínio, contratar o serviço ainda representa um conforto e comodismo desejado por muitos brasileiros. Afinal, quem não gosta de curtir um dia de folga no sofá com uma variedade de canais de entretenimento e informação à disposição?
No entanto, o primeiro questionamento de vários consumidores é o preço. Com a oferta do streaming, que cobra valores entre R$ 20 e R$ 50 para usuários assistirem o conteúdo que quiserem, no horário mais confortável, em vários dispositivos, o questionamento fica cada vez mais frequente.
Muitos alegam que não desejam pagar por 200 canais, se assistem somente 10 ou 20 desse número, por exemplo. Será que não é o momento de as prestadoras começarem a ter mais flexibilidade na oferta?
Além, há a frustração de se sentir refém da programação das emissoras. A repetição de filmes e conteúdo é reportada com frequência por clientes, assim como a exibição de alguns programas em horários inacessíveis.
Questões que se tornaram mais incômodas com a chegada do vídeo sob demanda, que é quase uma solução para tudo isso.
Mas, não podemos esquecer fatores principais, relacionados a cobertura, reputação e boa prestação de serviços.
De olho no critério de vários consumidores no ato de escolha da melhor TV por assinatura, o Minha Operadora faz aqui uma matéria especial com levantamentos que podem servir de auxílio e apontar a melhor companhia em cada uma das etapas de análise.
As principais operadoras do mercado brasileiro estarão presentes: Claro net tv, SKY, Oi e Vivo.
A melhor TV por assinatura em variedade de canais
Quando não há o que assistir, o movimento mais natural é a navegação entre canais. Em relação a isso, a prestadora com mais opções leva vantagem.
De acordo com os dados coletados no site de cada uma, a Claro net tv é a que possui maior quantidade, com 265 emissoras em sua grade. Em HD, o máximo oferecido são 93. O número não inclui canais à lá carte como HBO e Telecine.
Em segundo lugar, a SKY se destaca com 204 canais e 84 opções em HD. No pacote máximo da prestadora, há a inclusão de seis canais HBO. Outros como Telecine e Premiere não estão inclusos.
Abaixo, é possível conferir a listagem ranqueada das operadoras.
- Claro net tv: 265 canais (93 em HD)
- SKY: 204 canais (84 em HD)
- Oi TV: 186 canais (64 em HD)
- Vivo TV: 102 canais (72 em HD)
As duas últimas colocadas não possuem canais à lá carte na quantidade contabilizada no ranking.
A melhor TV por assinatura em custo-benefício
Para o cliente que vive em uma área onde há boa cobertura das quatro analisadas, é importante entender qual delas oferece o melhor custo-benefício. Ou seja, a empresa que oferece mais vantagens por um menor valor.
Aqui, a quantidade de canais disponíveis não é o fator de maior relevância, visto que o consumidor pode considerar os principais, ou apenas os que despertam seu interesse.
No melhor custo-benefício, a SKY se destaca. A operadora possui uma oferta com quatro equipamentos adicionais disponíveis, canais HBO e 204 canais (84 em HD) por apenas R$ 259,90. O gravador vai incluso.
Logo atrás, está a Oi TV. No combo residencial, a tele carioca oferta 186 canais (64 em HD) com o gravador digital grátis, quatro pontos adicionais e canais HBO ou Telecine (a escolha do cliente) por R$ 359,60.
A prestadora leva vantagem frente à SKY por oferecer a TV paga no mesmo valor dentro de um combo residencial que inclui banda larga de alta velocidade e telefonia móvel e fixa.
Já a Claro net tv, apesar de ter um custo mais elevado, não perde para a concorrência. A diferença é pouca e a prestadora oferece transmissão em 4K no seu plano full, mas não são todas as regiões que possuem acesso.
Na opção de turbinar o pacote, não fica discriminado se canais como Telecine, HBO e FOX Premium já estão inclusos, mas dá para supor que sim, pois eles não estão disponíveis na parte de contratar emissoras à lá carte.
Com essa consideração, a SKY continua na vantagem. Pois se adicionarmos Telecine e FOX Premium no pacote principal, o custo fica estimado em R$ 320. Já a Oi perderia a posição para a Claro net tv. Adicionar HBO e FOX Premium no pacote elevaria o custo para mais de R$ 400.
Porém, nas áreas em que possui disponibilidade, o combo total da Oi pode ser mais vantajoso por incluir internet de 200 mega e outros benefícios.
Na incerteza, o ranking abaixo segue sem as suposições:
- SKY Media Center: R$ 259,90 (204 canais, com gravador incluso, quatro pontos e canais HBO) 320
- Oi Total HD: R$ 359,60 (186 canais, com gravador, quatro pontos e canais Telecine ou HBO)
- Claro net tv: R$ 379,59 (Gravador incluso, quatro pontos e provavelmente canais à lá carte)
- Vivo TV: R$ 409,78 (103 canais, ponto adicional grátis, além de Telecine e HBO)
Como os preços e planos de TV por assinatura podem variar a qualquer momento, você pode conferir as ofertas atuais acessando o comparador do Melhor Escolha.
A melhor TV por assinatura em área de cobertura
Nessa parte, a SKY é o grande destaque. A operadora é a mais abrangente TV por assinatura e está presente em todo o território brasileiro. As outras, que dividem a oferta entre serviços de cabo, satélite e fibra, ainda não cobrem todas as regiões do Brasil.
Todas disponibilizam um campo de pesquisa para o consumidor verificar se a sua área é atendida. Entretanto, não há qualquer demonstração do número de estados e municípios onde os serviços de TV estão disponíveis.
Participação de mercado
Em outubro, a Anatel divulgou o último balanço do cenário de TV por assinatura no Brasil. Os números são referentes ao mês de agosto e apresentam queda contínua. Ao todo, o Brasil soma 16.346.446 domicílios com acesso.
A Claro é a grande líder de mercado. A operadora tem 8.071.921 contratos e ocupa uma fatia de 49,38%. Na segunda posição, surge a SKY com 4.890.307 assinaturas e uma participação de 29,9% no cenário da TV paga.
HUB de serviços e benefícios
Outro fator muito importante, mas nem sempre considerado é a inclusão de benefícios em cada pacote de TV por assinatura. A Oi, por exemplo, lançou um sistema de moedas virtuais, nas quais o usuário pode trocar por conteúdos “on demand”.
Já operadoras como a Claro net tv e Vivo fecharam uma parceria inédita com a Netflix e disponibilizaram o streaming para acesso via decodificador.
Os gravadores digitais, assim como os aplicativos de vídeo sob demanda de cada prestadora ganharam destaque e todas elas passaram a incluir em seus pacotes. Abaixo, o ranking e a quantidade de benefícios oferecidos por cada uma.
- Claro net tv: Netflix, transmissão 4K, NOW, Acesso Netflix e gravador digital com armazenamento.
- Oi TV: Gravador digital, Oi Play e plays (moeda virtual para assinantes do combo).
- Vivo TV: Acesso Netflix, gravador digital e Vivo Play.
- SKY: Gravador digital embutido no decodificador (com armazenamento) e SKY Play.
CONFIRA A ANÁLISE DOS APLICATIVOS DE STREAMING DAS TVS PAGAS:
–> Análise: Oi Play ainda precisa evoluir diante da concorrência
–> Análise: SKY Play se destaca pela curadoria especial de conteúdo
–> NOW, da Claro NET, ainda se destaca mas não é imbatível
Reputação (reclamações e índice de qualidade)
Nessa análise, o medidor de qualidade da Anatel será utilizado. Os dados são referentes ao ano de 2018. Neles, a Claro se destaca com a maior média de satisfação geral entre as empresas citadas nessa matéria, a nota é 7,63.
O ranking ainda contava com a presença da NET, hoje diluída na companhia da América Móvil. A marca ficou com 6,78.
- Claro: 7,63
- SKY: 7,45
- Vivo: 7,35
- Oi: 7,23
Já no funcionamento, a SKY se destacou com uma média de 8,50 contra 8,46 da Oi, 8,25 da Claro, 8,21 da Vivo e 8,07 da NET.
A qualidade de imagem também foi analisada pela pesquisa da agência e nessa parte, a Oi levou a melhor com 8,60. Atrás estão SKY, Claro, Vivo e NET respectivamente.
No Reclame Aqui, a reputação das prestadoras não é das melhores. Todas estão com a marcação de “não recomendadas”. Abaixo, um ranqueamento com o número de reclamações recebidas no site. É importante destacar que as páginas da Vivo e Oi englobam relatos sobre todos os serviços da marca.
A Claro possui uma página exclusiva para a TV, mas o número da companhia foi somado ao total de reclamações da NET.
- Vivo (41.503)
- Claro net tv (38.548)
- Oi TV (18.005)
- SKY (15.296)
O portal Consumidor.gov mostra a Vivo como a operadora de TV paga com maior índice de solução. A marca ficou com 91,8%. Em segundo está a Claro TV com 90,6%, SKY com 88,7% e Oi TV em 85,7%.
VIU ISSO?
–> Vivo e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
–> Procon promove mutirão de reclamações contra operadoras
–> Vivo é apontada como a melhor na resolução de problemas do cliente
Flexibilidade na oferta (TV pré-paga)
Os clientes que não gostam de fidelidade, contratos ou qualquer obrigação desse tipo certamente querem mais flexibilidade das operadoras. Uma solução adotada pela SKY, Oi e Claro foram os planos pré-pagos, mas qual se destaca mais em oferecer condições flexíveis para o consumidor?
A Oi é a única que vai além e oferece planos controle para TV por assinatura. O cliente pode assinar por 30 dias com renovação automática e valores entre R$ 54,90 e R$ 106,90. O pacote máximo tem 186 emissoras disponíveis.
Ao lado da SKY, a tele carioca se destaca pelos valores e opções avulsas de canais. A Claro cobra valores acessíveis pela antena e decodificador, mas ainda possui pacotes limitados de recargas.
VEJA TAMBÉM
–> Novo pré-pago da SKY vem com 24 meses de programação
–> Claro possui planos pré-pagos de TV por assinatura mais econômicos
–> Oi TV adiciona gravador PENVR e Coleção Oi em novos planos
Análise final
Em um mercado saturado e em queda contínua, as TVs por assinatura tentam inúmeras alternativas para reerguer o segmento e oferecer novidades que fidelizam clientes. Todas tentam flexibilizar ofertas e aumentar o número de benefícios oferecidos ao consumidor final.
SKY e Claro se destacam, mas as prestadoras se sobressaem muito pela presença massiva no Brasil. A Oi tem grandes chances de crescer com os combos atrativos e a rápida expansão da fibra ótica.
No entanto, a empresa ainda precisa se recuperar. Os últimos resultados reportaram um caixa negativo e aumento de dívida. Além dessas questões, a tele passa por uma recuperação judicial.
Já a Vivo, que, pelas palavras do CEO Christian Gebara, quer se tornar um hub digital, ainda precisa incrementar os seus serviços caso queira crescer no segmento, fazer frente à concorrência e se tornar a melhor TV por assinatura do Brasil.
* Dados dessa reportagem podem ser corrigidos ou atualizados a qualquer momento, caso as operadoras disponibilizem informações mais esclarecedoras ou precisas do que as presentes em seus sites.