Rumor aponta que rede social está desenvolvendo software de reconhecimento facial para controlar acesso ao aplicativo.
Jane Manchun Wong, uma famosa blogueira de tecnologia e pesquisadora de aplicativos, divulgou em seu perfil no Twitter a informação de que o Facebook está desenvolvendo um novo sistema de verificação de identidade baseada em reconhecimento facial, para habilitar acesso ao aplicativo da rede social.
Segunda a blogueira, o novo software de reconhecimento solicitará ao usuário fazer uma selfie em vídeo olhando em diferentes direções. Wong também twittou que o vídeo não será visto por ninguém e após 30 dias da confirmação da identidade ele será excluído.
O reconhecimento facial como um recurso de segurança não é novidade. Várias empresas já utilizam dessa função para habilitar o acesso a determinados aplicativos ou serviços. O software da Amazon, por exemplo, pode até mesmo detectar emoções de pessoas.
No Facebook, o reconhecimento facial já é utilizado para fazer sugestões de marcação em fotos, o que levantou a polêmica de que a empresa tirou a capacidade dos usuários de controlar como suas fotos eram usadas na rede social.
VIU ISSO?
–> Bug do Facebook expõe como a rede obtém informações pessoais nossas
–> Golpe: Hackers usam falsas vagas de emprego para roubar dados do Facebook
–> Facebook e outros apps não estarão nos celulares Huawei
Recentemente, o Facebook foi multado em US$ 5 bilhões (quase R$ 20 bilhões) pela Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, por ter habilitado o serviço de marcação em fotos sem que as pessoas dessem consentimento para a que a tecnologia fosse utilizada em seus perfis.
Além da multa, a rede social teve que atualizar suas políticas de reconhecimento facial, permitindo que os usuários possam ativar ou desativar essa configuração, além de notificar de forma mais clara, visível e transparente o uso da tecnologia.
Com informações de Digital Trends.