Empresa atual tem dificuldades para oferecer internet sem fio nas linhas azul, verde e vermelha.
O Metrô de São Paulo abriu chamamento público para encontrar empresas interessadas em disponibilizar o serviço de internet gratuita em suas estações, para os passageiros das linhas 1 (azul), 2 (verde), 3 (vermelha) e 5 (lilás). As propostas podem ser enviadas até 6 de dezembro.
Desde 2017, a partir de uma parceria com a N1 Telecom, o Metrô oferece Wi-Fi gratuito em 40 estações. O serviço permite acessar sites, redes sociais, WhatsApp e até assistir vídeos.
No entanto, existem vários relatos de usuários que o serviço não funciona como deveria desde o início do ano. Em muitas estações, o sinal aparece nos smartphones como “conectado sem internet”.
A falta da internet é um problema no Metrô, pois devido à profundidade de algumas estações, o sinal de 4G é irregular ou mesmo inexistente. O Wi-Fi livre seria a única opção que os usuários teriam para se comunicar.
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O Metrô de SP espera implementar a internet gratuita em suas 86 estações até 2022. A princípio, a companhia não terá qualquer custo com o projeto. O prestador terá retorno financeiro por meio da exploração publicitária do serviço.
Desde junho, o Google disponibiliza internet gratuita sem fio em 20 estações da CPTM, a maioria na Linha 9-Esmeralda, como parte do projeto “Google Station”. A iniciativa pretende oferecer acesso Wi-Fi de alta qualidade em países emergentes.
“A missão do Google de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis têm nos incentivado a criar uma internet mais inclusiva. Mesmo que estejamos mais conectados do que nunca no Brasil, as pessoas querem estar na internet sem consumir os seus dados móveis e, para muitos, o acesso à informação ainda é um grande desafio”, disse Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
Com informações de Metrô CPTM.