Números do Painel Nacional de TV refletem o cenário de queda contínua da TV paga.
De acordo com os números do Painel Nacional de TV, obtidos pelo Instituto Kantar Ibope, a TV por assinatura teve a maior queda do ano no comparativo com o cenário das emissoras de TV aberta. A perda de público é de 10%.
Os canais das grades de TV paga caíram de 8,1 pontos para 7,3. Os dados englobam as 15 maiores regiões metropolitanas do país. Outra que registrou uma queda na audiência foi a TV Globo.
A maior emissora da América Latina, mesmo com o sucesso da novela “A Dona do Pedaço”, viu seu ibope cair de 16,8 para 15,7 pontos. A análise foi feita entre janeiro e outubro e o comparativo é em relação ao mesmo período em 2018.
Há também uma diminuição no share (que corresponde às TVs ligadas), que foi de 36,7% para 34,6%. A média foi obtida no horário de 7h às 00h. Record e SBT também registraram uma redução, mas a primeira ganhou 0,1% de share.
VIU
ISSO?
–> Quanto
custa substituir a TV por assinatura pelo streaming?
–> TV
Paga está sentenciada à morte, diz Anatel
–> Globo
se prepara para competir com a Netflix pelo mundo
A diminuição de audiência na TV paga, muito provavelmente, tem um grande responsável: a redução dos contratos de assinatura. De acordo com os últimos dados da Anatel, referentes ao mês de agosto, houve uma diminuição de 1.505.120 na comparação com 2018.
Na liderança do mercado, está a Claro net tv e a SKY em sequência. A Oi e a Vivo ficam, respectivamente, com a terceira e quarta posição na fatia de TV por assinatura.
O período em análise mostrou também que todas as prestadoras tiveram uma diminuição no número de assinantes.
Pelo Minha Operadora, é possível conferir uma análise completa de todos os planos ofertados pelas empresas de TV paga e qual é o caminho estratégico que todas perseguem para reverter o cenário negativo do segmento.
Algumas, por sinal, investem na oferta de conteúdo e serviços atrelados ao pacote, como os aplicativos de vídeo sob demanda.
Com informações de Folha de S.Paulo