Claro e TIM brigam pela segunda posição nos números de pesquisa do Google.
Estamos oficialmente na semana da Black Friday 2019, mas quem acompanha o mercado de telecomunicações sabe que as operadoras já começaram suas ofertas há dias. Entretanto, qual delas saiu em primeiro e segue à frente na corrida?
Pelo Google Trends, pesquisamos as prestadoras mais buscadas na ferramenta mais famosa para pesquisas. Em primeiro, a Vivo se destaca. De acordo com o gráfico abaixo, a operadora teve um pico no dia 23 de novembro.
A companhia da Telefônica investe em diversas ações para a data. Combos com fibra ótica e TV por assinatura estão entre as ofertas, assim como planos controle e também o Vivo Easy.
Entretanto, o pico pode não ser necessariamente equivalente às promoções, pois a primeira busca é sobre o cenário geral das operadoras. Na segunda posição, Claro e TIM brigam entre si. Confira o gráfico:
Com muitas ofertas voltadas para o pré-pago, as buscas também podem ter sido direcionadas para a modalidade. Por isso, inserímos o termo na frente do nome de cada operadora para medir o número de pesquisas.
O destaque ficou com Vivo, Claro e Oi. A empresa da América Móvil viveu aproximadamente quatro momentos de destaque, enquanto a terceira mencionada, a concorrente carioca da lista, teve uma presença mais significativa, apesar de sua principal oferta ser voltada o pós-pago.
VIU
ISSO?
–> Black
Friday: Vivo distribuirá 10 smartphones; saiba como ganhar
–> Black
Friday: TIM dá até 10GB de bônus de internet
–> Black
Friday: Oi oferta plano móvel de 100 GB por R$ 99,90
Mas há uma maior complexidade para entender o cenário pré-pago das empresas de telecomunicações nos últimos sete dias. Para ter uma melhor compreensão, utilizamos o termo da campanha de cada uma delas e a TIM se destacou.
No dia 18, o “Pré da Oi” teve seu momento para brilhar, mas no restante, o Tim Pré TOP seguiu imbatível no número de buscas.
Já a busca por planos controle destaca a Vivo, que atingiu a liderança por vários dias. Claro e TIM seguem na briga acirrada, será um indício de que muitos clientes podem estar divididos entre as duas marcas?
Nos planos pós-pagos, apenas a Oi se destacou com uma oferta “atrativa” aos olhos dos usuários de telecomunicações, mas a cobertura da prestadora ainda não brilha frente à concorrência.
Por conta disso, o gráfico mostra uma briga acirrada entre as prestadoras, com destaque para Vivo e Claro que atingem o pico de buscas com mais frequência. A TIM também não faz feio. Se investir mais na oferta pós, poderá ter um lucro significativo para o seu caixa.
Com ofertas ainda muito direcionadas aos combos (banda larga e TV por assinatura) e planos controle e pré-pago, as teles parecem guardar o melhor para as proximidades do dia 29 de novembro, a oferta do pós-pago.