País fica em 28º em cobertura populacional de internet em alta velocidade.
Segundo pesquisa da Viavi Solutions, o Brasil é o único país da América Latina que conta com internet com velocidade de gigabit. No relatório, a operadora TIM, por meio do seu serviço TIM Live Ultrafibra, possui uma cobertura de 1,9 milhão de pessoas, o que corresponde a 0,9% da população do país.
Atualmente, a internet em alta velocidade está disponível para apenas 354 milhões de pessoas ao redor do planeta, em 51 países, o que corresponde a 5% da população mundial.
Os Estados Unidos é líder global em gigabit, estando disponível para 68,5 milhões de pessoas (21% da população), seguido da China (61,6 milhões), Coreia do Sul (46,9 milhões), Espanha (30,1 milhões) e Canadá (15,9 milhões).
A China recebeu destaque no levantamento por ter ultrapassado a Coreia do Sul ao aumentar a disponibilidade da internet de gigabit para 31 milhões desde agosto do ano passado.
VIU ISSO?
–> TIM Live Ultrafibra chega em mais uma capital brasileira
–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo
–> SpaceX lança mais 60 satélites do ambicioso projeto Starlink
Já Singapura está no topo do ranking em percentual da cobertura, estando disponível para 95% da população. Após, estão Coreia do Sul (93%), Malta (93%), Moldova (90%) e Catar (85%).
Na lista, o Brasil fica em 28º posição em cobertura populacional e em 43º lugar em porcentagem da população coberta.
Com a implantação do 5G, existe a tendência que a internet gigabit passe a ser mais utilizada a partir da telefonia celular do que por meio de fibra óptica.
“À medida que as redes comerciais 5G estão sendo implementadas em maior número, o ritmo dessa transição aumentará radicalmente e logo alcançará um ponto de ruptura”, disse Sameh Yamany, Chief Technology Officer da Viavi.
No entanto, estima-se que 50% da população mundial ainda não possui acesso à internet de nenhuma forma.
Com informações de TeleSíntese.