Valor corrigido da venda foi de US$ 948,5 milhões, um total de R$ 3,85 bilhões na conversão.
Na última quinta-feira, 19, os clientes da Claro foram surpreendidos com um e-mail da operadora sobre a compra da Nextel. No aviso, a companhia informa que o usuário continuará no proveito de todos os benefícios que já conhece, mas muito em breve terá mais qualidade e cobertura para desfrutar.
A mesma mensagem destaca que o consumidor só tem a ganhar com isso e que a marca continuará com as notificações sobre quaisquer mudanças e novidades em sua operação.
Depois de esperar por aproximadamente nove meses, a Claro oficializou a compra da Nextel na última quarta-feira, 18. Na ocasião, a americana NII Holdings comunicou ao mercado que completou a venda de seu único ativo: a Nextel Brasil.
O valor da venda foi de US$ 948,5 milhões, R$ 3,85 bilhões convertidos. Se as dívidas forem descontadas, a venda fica em R$ 1,85 bilhão, US$ 456,9 milhões. Há chances de uma alteração no valor nos próximos dias, a pedido da própria América Móvil, dona da Claro.
No aguardo pela aprovação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro ainda precisou contar com a barreira imposta pela TIM.
A concorrente entrou com um recurso para melar a operação entre as duas e alegou que a concentração de espectro nas mãos da empresa da América Móvil poderia gerar um desequilíbrio no mercado.
Como solução, a TIM sugeriu que a Claro compartilhasse seus espectros, a preço de custo, com as teles que ficassem prejudicadas após a operação. A empresa não obteve sucesso com a jogada.
VIU
ISSO?
–> Vivo
lidera acesso móvel em 13 estados brasileiros e em 33 DDDs
–> Compra
da Nextel: Entenda a derrota da TIM contra a Claro
–> Nextel
pode encerrar operações se não for vendida para a Claro
Quais serão os próximos passos?
A partir de agora, a Claro terá 100% de participação na Nextel. É bem provável que a marca seja diluída nas operações da companhia, assim como foi feito com a NET em 2019.
De acordo com dados coletados em outubro de 2019, a operadora conta com 24,73%. É a segunda maior, depois da Vivo. Já a Nextel tem uma fatia de 1,55%. Juntas, as marcas poderão fortalecer suas atuações no mercado brasileiro.
A nova aquisição da Claro até tem clientes isolados em outras regiões do país, mas sua operação comercial é concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso, o grupo mexicano poderá ampliar a operação nas duas capitais.
No Rio, a Claro já era líder de mercado e agora vai somar os 6,9% de market share da Nextel aos seus consolidados 32,7% na região.
Agora, os clientes Nextel, que tinham 4G apenas em 40 municípios, vão se beneficiar de uma maior cobertura em nível nacional.