População pode utilizar conexão Wi-Fi sem pagar nada em várias praças e parques da cidade.
Nesta quarta-feira, 4, a Prefeitura de Montes Claros, anunciou que vai disponibilizar a partir da próxima semana o acesso à internet grátis e de qualidade para a população do município, como um presente de Natal.
O projeto “Onda Verde” idealizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento e Gestão, pretende disponibilizar pontos de conexão Wi-Fi em 43 praças e parques de Montes Claros, no interior de Minas Gerais.
A empresa responsável é a Connect, habilitada por meio de chamamento público, que terá outorga de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Para isso, a empresa precisa cumprir requisitos, como velocidade efetiva mínima de conexão de 512 kbps de download por usuário, 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de garantir cobertura mínima de 50% da área útil em parques e de 70% em praças.
“Provavelmente na quarta-feira, dia 11, na praça Dr. Carlos, o primeiro ponto de conexão, com acesso à internet grátis e de qualidade para atender, em média, 150 pessoas simultaneamente”, explicou Rogério de Paula Rodrigues Pereira, diretor da Connect.
VIU ISSO?
–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo
–> Operadoras auxiliam campos de refugiados com cobertura, diz ONU
–> Pontos de internet grátis substituem cabines telefônicas em Londres
Para utilizar o serviço, o cidadão precisa fazer apenas um cadastro com dados básicos, como nome, e-mail, CPF e número de celular. Ele poderá se reconectar quantas vezes quiser. O tempo limite de conexão é de 20 minutos ininterruptos, com intervalo de 3 minutos reconexão, momento este que serão exibidas propagandas.
O município de Montes Claros tem em torno de 404,8 mil habitantes e uma média 56% de arborização de vias públicas. O Projeto Onda Verde busca democratizar o acesso à internet e melhorar lazer dos cidadãos nas áreas públicas. A prefeitura não disponibilizará nenhum recurso para a viabilização do projeto.
“Esperamos que o Wi-Fi também seja a porta de comunicação da Prefeitura para propagar suas campanhas, compartilhar os resultados e divulgar todas as suas ações, que não são poucas. Esperamos ainda que a internet livre venha fortalecer as ações de estímulo à cultura digital na cidade e promova uma ocupação cada vez maior dos nossos espaços públicos, não somente para a proteção, mas principalmente para a fiscalização de nossas áreas verdes, para que não sejam depredadas”, justificou Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Com informações de Prefeitura de Montes Claros.