22/12/2024

Netflix divulga total de assinantes por região pela primeira vez

Números indicam que concorrência já está afetando a hegemonia do gigante do vídeo on demand.

Após anos de mistério, a Netflix finalmente tornou público os seus números globais de assinantes pagos separados por região. A divulgação é uma exigência regulatória da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos.

Segundo o documento, dos 158,3 milhões de assinantes da Netflix registrados em setembro, 67,1 milhões estão nos Estados Unidos e Canadá, 47,4 milhões estão na EMEA (sigla para Europa, Oriente Médio e África), 29,4 milhões estão na América Latina e Brasil e 14,5 estão na Ásia e Pacífico.

Os números mostram que a concorrência com outros serviços de streaming já tem afetado o crescimento da Netflix nos Estados Unidos e Canadá, onde houve um aumento da base de clientes de apenas 6% no último ano. Com menos concorrentes, mais de um quarto das receitas da empresa foram geradas na EMEA nos três primeiros trimestres de 2019, região onde o número de assinantes aumentou 40%.

Na América Latina e Brasil, o número de pagantes da plataforma cresceu 22% entre setembro de 2018 e 2019 e já representa quase metade dos assinantes de TV Paga na região, um mercado estimado em 71,4 milhões.

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Outra região de alerta para a empresa com sede em Los Gatos, na Califórnia, é a Ásia. Na China, onde se encontra a maior população do mundo, a plataforma ainda não está presente e na Índia, a segunda maior população, enfrenta forte competição com nada menos que 50 serviços on demand, com a Netflix sendo a sétima.

A Netflix também apresentou dados sobre quanto cada assinante paga para a empresa em diferentes partes do mundo. Nos EUA e Canadá, a empresa gera em média US$ 12,36 (R$ 50,20) em receita por mês, enquanto na América Latina, onde oferece preços mais baixos e promoções, esse número cai para US$ 8,21 (R$ 33,34) mensais por usuário.

Com informações de Filmmelier e The Wall Street Journal.

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