Metrô, supermercados e aeroportos já utilizam a tecnologia de reconhecimento facial.
Neste domingo, 1º de dezembro, o governo da China passou a exigir que as operadoras utilizem a tecnologia de reconhecimento facial para identificar os usuários que compram serviços de telecomunicações.
A digitalização de rostos já é amplamente usada em supermercados, metrô e aeroportos. Empresas como Alibaba, por exemplo, já oferecem a possibilidade de o cliente fazer pagamentos usando o reconhecimento facial.
No caso das operadoras, a norma não ficou clara se ela se aplica às linhas atuais, mas todos os clientes que contratarem novos serviços terão que passar pela verificação de identidade facial. O argumento é que o sistema é para prevenir fraudes.
Por mais que alguns chineses concordem que o sistema seja utilizado como medida de segurança, outros se preocupam com as implicações do uso de dados pessoas sob o ponto de vista da privacidade e ética.
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Atualmente, as três maiores operadoras do país — China Telecom, China Unicom e China Mobile — são estatais. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) não informou quais empresas fornecerão o serviço para as teles.
No entanto, a China abriga as empresas Megvii e a SenseTime, líderes mundiais em software de reconhecimento facial.
Com informações da Reuters.