Usuários podem bloquear ligações de instituições financeiras oferecendo ofertas de crédito consignado.
A partir de agora, aposentados e pensionistas que fizerem o cadastro no “Não me Perturbe” não receberão mais ligações de bancos oferecendo ofertas de crédito consignado.
Inicialmente, o sistema — lançado em julho de 2019 — bloqueava apenas as ligações de telemarketing das prestadoras de telecomunicações (telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e internet). A partir de uma autorregulamentação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 23 instituições financeiras também aderiram ao “Não me Perturbe”.
O motivo da inclusão das instituições financeiras se deve ao assédio sobre os aposentados e pensionistas do INSS. Como eles têm renda mensal garantida, os bancos oferecem empréstimos com juros mais baixos pelo menor risco de inadimplência. O problema é que tal prática pode levar ao endividamento dos idosos.
A lista vale para todo o país e o bloqueio dos números começa 30 dias após o cadastro. É possível incluir telefones fixos e móveis que estão no nome do usuário.
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As empresas que desrespeitarem os clientes cadastrados no sistema serão penalizadas. No caso dos bancos, as multas variam entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão, dependendo da gravidade da infração e o tamanho do banco.
Os 23 bancos participantes do “Não me Perturbe” representam 98% da oferta de crédito consignado no país. São eles:
- Agibank
- Alfa
- Banco do Brasil
- Banco do Nordeste
- Banrisul
- arigui
- Bradesco
- BMG
- BRB
- Caixa
- Cetelem
- CCB
- Daycoval
- Estrela Mineira
- Inter
- Itaú
- Mercantil
- Pan
- Paraná Banco
- Safra
- Santander
- Sicredi
- Votorantim
Com informações de Veja.