Atendimento ao consumidor é um dos itens que tiveram a menor nota.
Nesta segunda-feira, 27, a ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o relatório que avalia o grau de satisfação dos usuários dos serviços prestados pela agência.
No período de julho a setembro de 2019, o índice registrou a pontuação 4,49, em uma escala de 1 a 6. O valor é menor que no trimestre anterior, que foi de 4,57. Apesar da ligeira queda, ela ainda demonstra que os usuários estão “satisfeitos” com os serviços prestados.
No período, a Anatel atendeu mais de 805 mil indivíduos, sendo que destes, 25,7 mil usuários receberam a pesquisa de satisfação por e-mail e apenas 492 responderam.
O questionário trazia 15 questões como, agilidade nos procedimentos, clareza das informações ou esclarecimento de dúvidas. Os participantes podiam dar notas que variam de 1 a 6, sendo 1 totalmente insatisfeito e 6 totalmente satisfeito.
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O serviço de “outorga de serviços de telecom” da Anatel apresentou o maior índice de satisfação, com pontuação 4,82, próximo da condição de “muito satisfeito”. Já as “soluções de competição”, teve a menor nota (4,27), mais próximo ao grau de pouca satisfação.
Outro índice com nota baixa foi o “atendimento ao consumidor”, com o valor de 4,40. Neste questionário, o tempo de disponibilização de resultado da solicitação junto à Anatel, confiabilidade das informações prestadas e resolução de eventuais problemas na obtenção do serviço foram as questões que receberam as menores notas. As maiores pontuações ficaram como facilidade na solicitação do serviço, quantidade de etapas e disponibilidade das informações.
“Apesar da pesquisa, em geral, apontar para estabilidade no grau de satisfação dos usuários dos serviços da Anatel, a Agência deve continuar atenta a oportunidades de expansão da satisfação dos cidadãos e buscar sempre a melhoria de seus padrões de serviço, empreendendo medidas para obtenção de notas ainda maiores”, avalia Thiago Botelho, ouvidor da Anatel.
Serviços da Anatel | Índice de Satisfação |
Atendimento ao consumidor | 4,40 |
Certificação e homologação | 4,48 |
Outorga de serviços de Telecom | 4,82 |
Soluções de competição | 4,27 |
Nota Geral | 4,49 |
Com informações de Anatel.