Plataforma permite que consumidor verifique quais números de telefones estão cadastrados em seu CPF.
Nesta segunda-feira, 6, entrou em funcionamento o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, sistema que permite que os usuários consultem os números pré-pagos que estão ativos em seu CPF.
Por enquanto, a novidade está liberada apenas para consumidores da região norte do país. A partir de 15 de janeiro, usuários das regiões centro-oeste e nordeste poderão utilizar a ferramenta. Já as regiões sul e sudeste somente a partir de 22 de janeiro.
A consulta pode ser feita pelo endereço cadastropre.com.br, onde será possível verificar possíveis cadastros indevidos, evitando assim a existência de fraudes. O portal também traz orientações caso seja identificada uma associação indevida de algum número ao CPF do usuário.
No caso de um pedido para cancelamento/desvinculação de um número de telefone, a operadora tem até 48 horas para executar a solicitação.
VIU ISSO?
–> O fim de uma era: migração do pré-pago para pós-pago
–> História: Telesp Celular lançava primeiro celular pré-pago, em 1999
–> Operadoras podem dar prioridade de sinal a clientes pós-pago?
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço não traz informações sobre números de telefones com planos pós-pagos.
“O portal visa garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores”, diz a Anatel.
Atualmente, o Brasil possui 122,3 milhões de linhas pré-pagas cadastradas nas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
Com informações de Agência Brasil.