Órgão de defesa do consumidor publicou balanço de atendimentos em 2019 e operadoras continuam na liderança.
Nesta segunda-feira, 6, o Procon de São Paulo divulgou seu balanço anual de atendimentos à população. Assim como em anos anteriores, as operadoras de telefonia seguem no topo do ranking de reclamações de usuários.
Segundo o ranking estadual acumulado do ano — atualizado em 5 de janeiro — a Vivo é a operadora mais reclamada, com um total de 30.753 atendimentos. Após, vem a Claro (27.663) e TIM (22.842).
A SKY aparece em nono lugar no ranking (7.066 atendimentos), Oi em 13º (5.918) e Nextel em 23º (2.605).
Quanto ao índice de solução, a Nextel está no topo, resolvendo 92,74% das reclamações, seguido da Claro (89,50%), Vivo (88,96%), SKY (80,09%), TIM (80,04%) e Oi (78,92%).
As operadoras também aparecem no índice de empresas mais perturbadoras, que ligam para os clientes para oferecer serviços. No ranking divulgado pelo Procon, a Vivo está na liderança novamente, seguido da Claro net e TIM. Claro, Sky e Oi aparecem em 5º, 6º e 7º respectivamente.
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Além das prestadoras de telecomunicações, aparecem nos rankings do Procon SP instituições financeiras, operadoras de planos de saúde, companhias aéreas e comércio eletrônico.
Durante 2019, o Procon SP realizou 27 mil atos de fiscalização, o que resultou em R$ 331 milhões em multas aplicadas.
“No ano de 2019, o @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, seguiu sua missão de promover o equilíbrio e a harmonia no mercado de consumo, por meio da educação, defendendo o consumidor de práticas incorretas, incentivando a criação de órgãos municipais, fiscalizando e punindo as empresas que não respeitam a legislação” afirmou o órgão em seu balanço.
Com informações de Procon SP.