Percentual está abaixo do previsto para o mercado global.
A Cisco, líder mundial em TI e redes, acaba de publicar o seu relatório anual apontando que o mercado brasileiro terá em 2023 cerca de 6% das conexões móveis sendo realizadas em 5G. A empresa estima que o percentual representa 20 milhões de usuários.
Para comparação, para daqui três anos, a Cisco projeta que o mercado global do 5G corresponderá a 11% dos acessos móveis.
Quanto ao 4G brasileiro, a Cisco estima que ele deverá continuar crescendo, atingindo 58,4% em 2023, quando ele chegará ao seu ápice. Espera-se que o 5G seja implantado de forma paulatina, principalmente em regiões que necessitam de maior capacidade de conexão. A empresa espera velocidades médias de 595,5 Mbps nos próximos 3 anos.
VIU ISSO?
–> Anatel abre consulta pública para edital do 5G
–> Huawei envia alerta ao Brasil
–> Publicada portaria com diretrizes para o leilão do 5G no Brasil
Também até 2023, a fornecedora espera um crescimento acelerado em Internet das Coisas, principalmente em veículos conectados. No total, espera-se que existam 755,1 milhões de dispositivos conectadas à internet.
De modo geral, 92% da população estará conectada — contra 78% em 2018 —, correspondendo a 199,8 milhões de brasileiros. A Cisco estima que os usuários móveis devem alcançar 181,1 milhões (84% da população).
Com informações de Teletime.