Publicação traz depoimentos e cases de startups de sucesso que provocaram impactos sociais positivos.
Nesta quinta-feira, 6, o Oi Futuro disponibiliza na internet um e-book que traz histórias de empreendedores de sucesso. O download pode ser feito gratuitamente na página do Labora, o laboratório dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo social.
Ao todo são 14 cases de organizações que foram acelerados pelo Labora. O objetivo é compartilhar experiências e aprendizados para aqueles que pretendem se envolver com negócios que geram impacto social positivo.
“O Oi Futuro elegeu como fio condutor deste e-book o relato dos personagens à frente de organizações, negócios e aceleradoras que trabalham todos os dias na construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa”, explica Suzana Santos, presidente do Oi Futuro.
Desde 2017, mais de 300 empreendedores passaram pelo Labora, envolvidos em 50 iniciativas aceleradas. O programa investe em projetos socioambientais por meio de editais de patrocínio, aproximando ONGs de startups sociais. Mesmo sem geração de lucro, a ideia é transformar a sociedade.
VIU ISSO?
–> Escola técnica do Oi Futuro promove portas abertas
–> Oi Futuro inaugura laboratório inovação e criatividade no Rio
–> Oi Futuro divulga projetos culturais selecionados em 11 estados
Conheça um pouco da história dos 14 empreendedores que aparecem no e-book:
- Carlos Humberto Silva (Diaspora.Black): Plataforma de hospedagem que aproxima anfitriões e viajantes para compartilharem experiências da cultura negra.
- Priscila Gama (Malalai): Aplicativo e acessório de segurança pessoal para que mulheres possam pedir ajuda quando necessário.
- Fernando Senna (Orbita): Geração e compartilhamento de energia solar para empresas e residências.
- Rodrigo Guimarães (Spindow): Plataforma de ensino multissensorial de línguas para a Associação Brasileira de Dislexia.
- Carla Siccos (CDD Acontece): Canal noticioso da Cidade de Deus, prestando serviços de utilidade pública para moradores do bairro do Rio de Janeiro.
- Mariana Aleixo (Maré de Sabores): Buffet gastronômico em que o lucro é revertido para formação das mulheres do conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.
- Zeca Novais (Lona na Lua): Associação que fornece formação gratuita em teatro, música, circo, cinema, roteiro, dança, figurino e cenografia.
- Robson Melo (Estante Mágica): Plataforma que incentiva alunos das redes públicas a privada a escrever e publicar livros.
- Mércia Britto (Cinema Nosso): Instituição que mantém uma escola audiovisual, uma sala de cinema e uma produtora-escola na cidade do Rio de Janeiro.
- Christian Trindade (BeRap): Jogo online de batalhas de rimas.
- Jaciana Melquiades (Era Uma Vez o Mundo): Promove a cultura por meio de bonecas artesanais negras.
- Elaine Rosa (Feira Crespa): Organiza feiras que vendem produtos de empreendedores negros na cidade do Rio de Janeiro.
- Melanie Montinard (Mawon): Oferece serviços de legalização de documentação para migrantes.
- Juliana Brito (Workay): Solução inclusiva de reforma que atua em alguns bairros do Rio de Janeiro, inserindo mulheres no setor da construção civil.
Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.