Meta é alcançar carbono zero no setor de telecomunicações até 2050.
A GSMA, associação global que representa as operadoras móveis, em parceria com especialistas do clima, organizações e a comunidade internacional, deu mais um passo em direção ao compromisso de zerar as emissões de carbono das empresas de telecomunicações até 2050.
Nesta quinta-feira, 27, a associação emitiu comunicado informando que as principais teles do mundo estão empenhadas em estabelecer metas para cumprir o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C, reduzindo os efeitos da mudança climática, por meio da mais moderna ciência climática.
Até 2030, as operadoras móveis, fixas e de data center participantes deverão reduzir pelo menos 45% de suas emissões de carbono. Para conseguir tal objetivo, a ideia é adotar processos e equipamentos mais eficientes sob o ponto de vista energético e utilizar fontes de energia renovável.
Participam do projeto as principais operadoras do mundo, entre elas, AT&T, BT, Bharti Airtel, Deutsche Telekom, Elisa, Far Eastone, KPN, Magyar Telekom, NTT DOCOMO, Orange, Proximus, Reliance Jio Infocomm, Safaricom, Singtel, SK Telecom, STC, Swisscom, T Mobile, Taiwan Mobile, TDC, Tele2, Telekom Austria, Telenor, Telia, Telstra, Verizon e Vodafone.
Também participam a mexicana America Movil e a espanhola Telefónica, controladoras da Claro e Vivo no Brasil, respectivamente.
VIU ISSO?
–> Claro, Vivo, Oi e TIM se comprometem com iniciativa ambiental
–> Vivo é selecionada para Índice de Sustentabilidade Empresarial
–> Sua operadora se preocupa com o meio ambiente?
Juntas, as 29 empresas de telecomunicações representam 30% das conexões móveis do mundo. A GSMA está trabalhando com as operadoras para divulgar a causa, estabelecer as melhores práticas e definir metas.
A associação também espera que inovação das redes móveis permita que o Big Data e a Internet das Coisas ofereçam novas soluções para tornar o uso da energia mais eficiente em vários setores, como manufatura, transporte, manufatura, construção, agricultura e energia.
Segundo relatório da GSMA e a organização Carbon Trust, o uso da tecnologia móvel evitou a emissão de mais de 2,1 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera terrestre, em 2018.
Com informações de Assessoria de Imprensa GSMA.