Operadora estava somente na quinta colocação na lista de operadoras de internet fixa mais rápidas do Brasil. Veja se a ação surtiu efeito.
Para melhorar a colocação no ranking de velocidade da Netflix, a Claro dividiu as medições do seu produto de banda larga em duas marcas: ‘Claro Fibra’ e ‘Claro NET Vírtua’. O primeiro identifica os usuários FTTH (fibra até a casa do cliente), que possuem velocidades nominais acima de 100 Mega.
Outras operadoras também fizeram isso para melhorar as suas posições. A Oi aparece na lista com ‘Oi Fibra‘ e ‘Oi Internet’; a TIM com ‘TIM Live Ultra‘ e ‘TIM Live Ultrafibra’; a Algar Telecom usa as nomenclaturas ‘Algar Fibra‘ e ‘Algar Cable/DSL’ e a Vivo aparece como ‘Vivo Fibra’ e ‘Vivo Internet’.
Por falar na Vivo Fibra, ela continua sendo a operadora com a melhor performance para carregar conteúdos da Netflix, segundo o próprio serviço de streaming. Já é o sexto mês seguido na liderança. A companhia, no entanto, perdeu 2,17% de performance, com a velocidade média caindo de 4,13 Mbps em dezembro, para 4,04 Mbps em janeiro.
Mesmo tendo realizado essa divisão de tecnologias de internet, a Claro não conseguiu alcançar a Vivo em velocidade. Porém, a marca saltou da quinta colocação para a segunda. Claro Fibra apresentou 3,98 Mbps de velocidade média no seu mês de estreia.
Já o produto Claro NET Vírtua caiu 1,80% com a saída dos usuários de Fibra, passando dos 3,88 Mbps para 3,81 Mbps. Ele ficou na sexta posição.
Os preços e planos da internet Claro Fibra podem ser consultados no comparador do Melhor Escolha.
VIU ISSO?
–> Netflix confirma nPerf e cita Vivo como a internet fixa mais rápida
–> Comparativo: o preço da fibra óptica das operadoras brasileiras
–> Provedores regionais de internet deixam Oi, Vivo e Claro para trás
A Netflix aponta que todas as outras operadoras também perderam velocidade em janeiro. Isso pode ser explicado pela maior demanda de internet no período de férias escolares, visto que o uso de SmartTVs e consoles de vídeogames (como Xbox e Playstation) aumenta consideravelmente no primeiro mês do ano.
Ranking Netflix completo
Veja abaixo o TOP 10 das operadoras de internet fixa mais rápidas do Brasil em janeiro de 2020 e o percentual de variação da velocidade na comparação com o mês anterior:
- Vivo Fibra – 4,04 Mbps (-2,17%)
- Claro Fibra – 3,98 Mbps
- Oi Fibra – 3,92 Mbps (-1,75%)
- Algar Fibra – 3,87 Mbps (-2,51%)
- TIM Live Ultrafibra – 3,81 Mbps (-2,05%)
- Claro NET Vírtua – 3,81 Mbps (-1,80%)
- TIM Live Ultra – 3,49 Mbps (-1,41%)
- Algar Cable/DSL – 3,36 Mbps (-1,75%)
- Vivo Internet – 3,17 Mbps (-1,85%)
- Oi Internet – 2,65 Mbps (-2,57%)
Participação de Mercado
Lembrando que a Netflix só mede a velocidade dos cinco principais grupos de telecomunicações do país, isto é: Claro, Vivo, Oi, Algar Telecom e TIM. Em número total de clientes, o mercado de internet fixa do Brasil é dividido assim:
- Claro – 9,57 milhões de clientes (29,4%)
- Vivo – 7,02 milhões de clientes (21,6%)
- Oi – 5,25 milhões de clientes (16,1%)
- Algar Telecom – 615 mil clientes (1,9%)
- TIM – 584 mil clientes (1,8%)
- Sercomtel – 276 mil clientes (0,8%)
- SKY – 239 mil clientes (0,7%)
Somadas, todavia, os operadoras de internet regionais fazem a força. As “competitivas” – como são chamadas – são responsáveis por 10,7 milhões de assinantes legalizados. Esse número representa 32,9% do mercado.
Os dados de acessos mais atualizados referem-se ao mês de dezembro de 2019.
Com informações de Netflix e Teleco