Projeto segue para assinatura do presidente Donald Trump.
Nesta quinta-feira, 27, o Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade o pagamento de US$ 1 bilhão (R$ 4,47 bilhões, na cotação atual) às operadoras rurais do país para que elas substituam completamente de suas redes quaisquer equipamentos produzidos pela Huawei ou ZTE.
A Lei de Redes de Telecomunicações Seguras e Confiáveis propõe que as operadoras dos Estados Unidos ficam proibidas de comprar hardware para suas infraestruturas de rede provenientes de empresas chinesas suspeitas de espionagem.
O auxílio financeiro para as empresas rurais será gerenciado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês).
O projeto de lei ainda precisa ser assinado pelo presidente Donald Trump para se tornar uma lei, no entanto, o mesmo já havia reconhecido o apoio à nova legislação.
VIU ISSO?
–> Governo dos Estados Unidos fará pente fino nas operadoras do país
–> Huawei contra-ataca governo de Donald Trump
–> Contrariando Trump, Pentágono desbloqueia Huawei
“Os equipamentos de telecomunicações de certos adversários estrangeiros representam uma ameaça significativa à nossa segurança nacional, prosperidade econômica e futuro da liderança dos EUA em tecnologia sem fio avançada”, disse o senador americano Roger Wicker.
Apesar de negar as acusações, a Huawei tem sido o maior foco do governo americano. Em maio do ano passado, a gigante chinesa foi incluída na lista de entidades proibidas de fazer negócios com empresas americanos, com a suspeita de que ela trabalha com o governo de Pequim para espionar as redes do país.
Com informações de TechCrunch.