Nome da agência foi utilizado em ação fraudulenta enviada por aplicativos de mensagens.
Na última terça-feira, 24, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alertou todos os brasileiros sobre um golpe em que envolvem o nome da agência a uma liberação de internet grátis no smartphone por conta da pandemia do coronavírus.
Pela fraudulenta ação, estelionatários divulgam um link de acesso e prometem 7 GB de dados móveis liberados por ordem da entidade.
A divulgação conta até mesmo com uma lista de operadoras que aderiram e vão disponibilizar o pacote adicional para seus clientes.
Em comunicado, a agência destaca que “a pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoas, entre outros fins que colocam em risco os consumidores”.
VIU
ISSO?
–> Presidente
da Anatel defende menos punições para as operadoras
–> Anatel
publica novo Regulamento Geral de Outorgas
–> Deputado
tenta barrar decisão da Anatel no caso AT&T e WarnerMedia
Com um simples clique no link compartilhado, os criminosos podem pedir um breve cadastro ou fazer o roubo imediato das informações do celular.
O usuário só consegue resgatar ao pagar uma quantia solicitada pelos criminosos. Informações de cartão de crédito também são sensíveis e devem ser protegidas.
As recomendações seguem as mesmas. É necessário não acessar links desconhecidos e ter muita atenção ao domínio, cuidar bem das senhas e procurar meios oficiais para ter acesso à informação.
Nos últimos dias, o Minha Operadora compilou uma série de golpes disparados por criminosos que querem se aproveitar da pandemia do coronavírus para obter lucros.