Novidade no país deve ajudar a impulsionar venda de smartphones compatíveis com a tecnologia.
Nesta semana, as maiores provedoras de internet do Japão passarão a utilizar tecnologia 5G. Com isso, o recurso já fica disponível para o consumidor final no país, que poderá desfrutar da mais potente conexão móvel da atualidade.
Entretanto, o começo é limitado já que a conectividade de quinta geração estará viabilizada apenas em grandes cidades como Tóquio, Osaka e Sapporo, mas é um processo natural até que outras cidades recebam o aporte.
O primeiro serviço foi lançado na última quarta-feira, 25, pela gigante NTT Docomo. As concorrentes também darão início às operações com a tecnologia e assim o país conseguirá se igualar aos Estados Unidos, Coreia do Sul e China na adoção.
Com o 5G, a experiência de navegação para cada usuário é completamente fortalecida. Especialmente quando assunto são as trocas em alta velocidades e enormes quantidades de dados.
VIU
ISSO?
–> Agência
dos Estados Unidos aprova projeto polêmico sobre o 5G
–> Novos
recordes de velocidade são registrados no 5G
–> Anatel
pretende realizar evento sobre o 5G
Um filme de duas horas pode ser baixado em apenas três segundos. Com um 4G em alta velocidade, o tempo médio é de cinco minutos.
A previsão é que a nova conexão móvel chegue nas províncias japonesas até 2021, um prazo curto se formos considerar o cenário mundial da tecnologia.
Muito além de uma evolução do 4G, a quinta geração é vista como uma verdadeira revolução industrial, que vai viabilizar o surgimento de novas indústrias, digitalizar cidades e transformar a vida cotidiana.
O Brasil segue com previsão para realizar um leilão de frequência em 2021, mas a possibilidade de o evento ocorrer ainda em 2020 não foi descartada.
Com informações de ÉPOCA Negócios