Netflix também pode seguir pelo mesmo caminho no Brasil, temporariamente; entenda.
Durante o programa Fantástico, exibido no último domingo, 22, pela TV aberta, o grupo Globo anunciou a redução da qualidade de transmissão de todos os conteúdos no streaming Globoplay, assim como em outros serviços.
A ideia é colaborar com as operadoras brasileiras, que muito provavelmente terão suas infraestruturas de internet sobrecarregadas com a alta demanda durante o período de quarentena e reclusão domiciliar contra a pandemia do COVID-19.
Uma entrega limitada de dados favorece também que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo da plataforma durante o período.
Resoluções mais altas de vídeo como o 4K e Full HD (1080p) não estão mais disponíveis e dão espaço para o HD comum (720p), que passa ser a maior qualidade de transmissão na plataforma.
Para explicar a decisão, a emissora apresentou um exemplo: 60 minutos de novela consumiam 2,5 GB no Full HD, com a redução, o número cai para 1,2 GB.
É uma mudança que também considera sites do grupo Globo como G1, GloboEsporte, GSHOW e Globosat Play.
“A decisão foi tomada após a observação de um grande crescimento nas curvas de consumo da internet brasileira, como consequência do isolamento das famílias em suas residências”, destacou a Globo em comunicado.
A companhia enfatiza também se trata de uma iniciativa temporária e sem limitação de dados, o usuário continua com a possibilidade de assistir quantos vídeos quiser.
VIU
ISSO?
–> Coronavírus:
tráfego de internet aumenta 40% durante quarentena
–> Globoplay
libera filmes da Disney para incentivar reclusão
–> Conheça
os principais golpes que se aproveitam do coronavírus
E a Netflix?
No exterior, a gigante do streaming acatou com o pedido da União Europeia para reduzir a resolução dos vídeos e evitar uma sobrecarga nas redes de internet do continente.
A estimativa é que a mudança proporcione uma redução de 25% no tráfego de toda a Europa e facilite que as operadoras continuem a entregar um serviço de boa qualidade para a população.
Nos últimos dias, abordamos a questão aqui no Minha Operadora. No Brasil, o tráfego de internet aumentou 40% nesse período em que todos estão de quarentena ou reclusão domiciliar preventiva para evitar que o coronavírus se espalhe.
Com isso, a principal demanda para a internet é atender parte da população que trabalha de home office e outra parte que tem os serviços de streaming como essenciais para garantia do entretenimento em tempos de pânico.
Portanto, é bem provável que a Netflix também adote a medida, assim como os concorrentes, para que a internet brasileira não tenha um colapso.
O questionamento para a marca partiu do jornalista Mauricio Stycer, que confirmou a possibilidade, já que a empresa garantiu que estuda adotar a medida por aqui.