Muitas seguem no ranking de “piores empresas”, mas não parecem atender os consumidores pela plataforma.
É no mínimo curioso que as operadoras sempre estejam no ranking de “piores empresas” do Reclame Aqui. Nos últimos anos, a plataforma se tornou um importante medidor de qualidade, além de ser uma central para resolução de conflitos com inúmeras companhias.
Entretanto, nem todas se fazem presente no site. Com isso, as solicitações aumentam, a classificação piora e a corporação se torna uma presença constante no ranking geral das piores.
As operadoras estão com reputações ruins há muito tempo no site. Há poucas exceções.
O atual ranking das piores empresas nos últimos 30 dias, por exemplo, tem a Vivo no topo. Em quarto surge a Claro, seguida pela TIM e NET. A Oi figura no 10º lugar e SKY logo atrás.
As prestadoras também não ficam imunes ao índice geral dos últimos seis meses, conforme é possível conferir na imagem abaixo.
No entanto, ao entrar na página de reclamações referente a cada uma delas, algumas estão completamente abandonadas.
VIU
ISSO?
–> Vivo
e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
–> Operadoras
ignoraram 223 mil reclamações no Reclame Aqui em 2017
–> Reclame
Aqui: agora é possível enviar reclamações por WhatsApp
A última solicitação respondida pela Vivo e Oi, por exemplo, foi há dois meses. SKY e NET não respondem o site há mais de um ano e a TIM atendeu seu último cliente no site há seis meses.
No filtro de “respondidas”, a Claro não tem registros.
No consumidor.gov, a realidade é diferente já que as empresas de telecomunicações possuem índices de resolução elevados no site.
Portanto, qual é a questão com o Reclame Aqui? As operadoras brasileiras ainda utilizam o site? Se a resposta é negativa, qual canal de reclamação os consumidores podem procurar, além das ouvidorias oferecidas?
Em casos extremos, algumas reclamações podem ser levadas diretamente ao Procon de cada região.
Mas, de olho na questão, o Minha Operadora entrou em contato com cada uma das empresas para entender o posicionamento delas a respeito do Reclame Aqui.
Se as respostas forem obtidas, o conteúdo da publicação passará por atualizações.