Anatel determinou oito medidas que as empresas devem adotar com serviços de telecomunicações.
Todas as operadoras terão que aumentar a velocidade da banda larga fixa dos clientes. A medida é em função da pandemia do coronavírus, que se alastra com rapidez pelo país.
Nos próximos dias, será recomendado fortemente que as empresas pratiquem o trabalho remoto e as pessoas fiquem reclusas em suas casas, até que o surto seja contido.
Outras diretrizes também foram aplicadas pela Agência, que ordenou acesso gratuito ao aplicativo informativo do SUS (Coronavírus SUS – Android e iOS) e até mesmo a liberação de redes Wi-Fi em locais públicos para não assinantes.
Todas também deverão promover campanhas de conscientização para que as pessoas possam se prevenir do Covid-19. Em especial os vídeos produzidos pelo Ministério da Saúde.
VIU
ISSO?
–> Oi
TV abre sinal de canais para todos por causa do novo coronavírus
–> Claro
abre sinal de vários canais da TV por assinatura
–> Depois
de Oi TV e Claro, SKY anuncia sinal aberto de 75 canais
Uma outra determinação é que as empresas mantenham a estabilidade técnica do sistema e flexibilizem os prazos em caso de pagamento das faturas, em áreas com restrição de deslocamento.
Ou seja, todas são orientadas a terem uma maior tolerância com os inadimplentes.
Nas duas últimas recomendações, as operadoras devem priorizar solicitação de reparos técnicos para estabelecimentos de saúde e serviços de urgência, que não podem deixar de funcionar, assim como divulgar práticas de higiene e restrição de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e ambientes de call center.
O ofício assinado por Emmanoel Campelo, presidente interno da Anatel, foi enviado ontem para as empresas.
A Claro já anunciou a adoção das medidas. Empresas como a Oi e SKY liberaram também vários canais da TV por assinatura, para que os clientes tenham mais informação e entretenimento.
Com informações de O Globo