Usuários cadastrados no recurso já estão recebendo mensagens de texto no celular com orientações para evitar a proliferação do coronavírus.
Desde o último domingo, 15, os usuários do estado de São Paulo, cadastrados no serviço de mensagens de alertas da Defesa Civil, estão recebendo torpedos SMS com orientações e dicas sobre como se prevenir da infecção do novo coronavírus.
Normalmente, o sistema é utilizado pela Defesa Civil dos estados para alertar a população sobre condições meteorológicos que podem colocar os moradores em risco, como enchentes ou deslizamentos de terra.
Entretanto, o governo do Estado de São Paulo pediu autorização para a Secretaria Nacional de Defesa Civil para que o serviço de alerta fosse utilizado para enviar mensagens com ações para evitar a proliferação do Covid-19.
Pelo menos dez mensagens foram preparadas pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Neles, a Defesa Civil orienta os usuários a “lavar sempre as mãos após tossir” e “evite ficar em locais com grande concentração de pessoas”.
VIU ISSO?
–> Operadoras vão enviar alertas para a população sobre o coronavírus
–> Assinantes de TV receberão alertas de desastres naturais
–> Projeto quer obrigar operadoras a enviar mensagens sobre criminosos
O sistema poderá, ainda, emitir informações sobre regiões que venham a entrar em quarenta por conta do novo coronavírus.
Não há uma data definida para o fim da campanha de conscientização, quando as mensagens retornarão ao conteúdo original. Dependendo do avanço da doença pelo país, os alertas médicos também podem começar a ser enviados para os usuários de outros estados.
Desenvolvido junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço conta com apoio das operadoras de telefonia.
Para fazer parte da rede de avisos da Defesa Nacional basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199, contendo o CEP (por exemplo, 70000-000). O serviço é gratuito e é possível cadastrar mais de um CEP em uma mesma linha telefônica.
Com informações de Mobile Times.