Sistema para monitorar a movimentação de pessoas pode ser adotado em outros estados.
A Prefeitura do Rio de Janeiro fechou uma parceria com a operadora TIM para implantar um sistema que monitora o deslocamento da população durante a crise do coronavírus. Um projeto parecido já tinha sido utilizado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas realizadas no Brasil.
O sistema permite rastrear a concentração das pessoas em regiões afetadas pela pandemia.
A solução gera “mapas de calor” a partir do sinal dos celulares dos usuários. A operadora fará o monitoramento por meio da triangulação das antenas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro.
Segundo a TIM, todas as informações coletadas são anônimas, respeitando-se a legislação atual quanto à confidencialidade e segurança dos dados pessoais. A companhia também afirma que o sistema pode ser replicado em outros estados.
VIU ISSO?
–> Alerj quer navegação gratuita em serviços de streaming
–> COVID-19: Operadoras se comprometem a manter Brasil conectado
–> Coronavírus: RJ e BH apresentam dificuldades de conexão, diz NIC.br
“Para TIM é muito importante poder apoiar o País nesta fase desafiadora, fornecendo ferramentas essenciais para o controle da doença”, disse Leonardo Capdeville, chefe de tecnologia e inovação da operadora.
O monitoramento de celular já tem sido utilizado na Itália e em outros países europeus, para que órgãos avaliem a tendência de mobilidade da população e entender se as pessoas estão respeitando a quarentena do Covid-19.
Com informações de Época Negócios.