Empresas regionais já são os principais fornecedores de internet do país.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os provedores regionais terminaram o ano de 2019 na liderança no número de acessos de internet banda larga fixa, superando até mesmo as grandes operadoras.
No ano passado, o grupo contou com um total de 9,88 milhões de conexões, um acréscimo de 32,5% em relação ao ano de 2018. Somente nas regiões Norte e Nordeste, o serviço de internet fixa dessas empresas apresentou crescimento de 44,1% e 32,4%, respectivamente.
O número total de conexões dos pequenos provedores supera os da Claro, que lidera no ranking individual.
Com os bons números na banda larga fixa, as empresas de pequeno porte agora esperam explorar outros mercados, como o de TV por assinatura. Cerca de 42 empresas firmaram acordos com a MultTV, empresa de compartilhamento de headend, uma central de recepção, processamento, geração e transmissão de sinais para assinantes de TV.
A programação é transmitida para todo o Brasil, por meio dos satélites da empresa SES.
VIU ISSO?
–> Covid-19: Audiência da TV por assinatura cresce 20%
–> Bolsonaro autoriza TVs a utilizarem a multiprogramação
–> TV por assinatura pirata pode sobrecarregar provedores de internet
“Inicialmente, para oferecer TV a cabo hoje conosco, é necessário um investimento de cerca de 100 mil reais, contra um valor que varia entre 2 e 4 milhões do mercado, em operação individual”, explica Marcelo Rodrigues, diretor comercial da MultTV.
Segundo a MultTV, as empresas têm conseguido adesão de até 30% nos planos de TV vendidos juntamente com a banda larga.
Estima-se que até o final de 2020, 40 novos provedores passem a oferecer os canais fechados, permitindo a expansão dos seus portfólios além da telefonia e internet.
Com informações de Assessoria de Imprensa MultTV.