02/04/2025

Anatel quer 4.883 municípios com fibra até 2023

Conheça as estratégias da agência para os próximos anos e entenda o foco na expansão da banda larga.

Ilustração - Fibra Óptica
Imagem: PiqSels

A Anatel atualizou seu plano estratégico para o período 2015-2024 e definiu metas mais objetivas, especialmente para a ampliação da banda larga no Brasil.

Em primeiro lugar, fica estabelecido que a tecnologia deve crescer em um ambiente competitivo e adequado para sua ampliação. O acesso à internet deve passar de 74,68% para 91%, se a meta for cumprida.

A atualização de estratégia da agência está alinhada com o Plano Plurianual da União (PPA) de 2020 a 2023.

Nesse sentido, são sete objetivos para serem concluídos até 2023.

O primeiro prevê uma ampliação de cobertura via fibra óptica para 4.883 municípios. A velocidade média da banda larga contratada também deve saltar de 45 Mbps para 150 Mbps.

A banda larga móvel também não é esquecida. A ideia é elevar o índice de 97,30% para 98,65%.

VIU ISSO?

–> Comparativo: O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras

–> Mesmo com pandemia, Oi inaugura fibra óptica em novas cidades

–> Claro aumenta investimentos em fibra ótica

Já na área rural, a agência quer elevar o percentual de residências com banda larga, passar de 44% para 73,04%. O percentual pode ir de 46,80% para 57%.

Em síntese, a Anatel destaca que são metas baseadas em padrões internacionais, assim como no cenário brasileiro, para mensurar resultados e orientar informações imprescindíveis para a tomada de decisões da agência.

Com informações de Anatel

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gabriel Griffo

A Vivo já cancelou minha linha. Não sei oq faço.

Aline COMENTA

Interessante, pois no ano passado o TRF1, proibiu as operadoras de cancelarem números por falta de crédito. Meu número da Claro estava em chamada de emergência desde o fim de semana, quando entrei na internet para verificar me deparei com a mensagem "serviço cancelado a 180 dias". .. mais interessante que recebi msg da operadora normalmente e ligações tb. Não fui informada de cancelamento, apenas recebi msg de recargas.

Unknown

Eu fiz uma recarga na Vivo no dia 08/10/2018 aí ficou bloqueado no último dia 07/11 porque eles mandaram aquela mensagem instantânea hoje ?

Unknown

Falam que devolvem o crédito após cancelamento, mas na vivo eles não tem o histórico de valores restantes, simplesmente DESAPARECE…SOME o histórico…engraçado isso, mas se fizer outra recarga ai voltam os créditos restantes.