Conheça as estratégias da agência para os próximos anos e entenda o foco na expansão da banda larga.
A Anatel atualizou seu plano estratégico para o período 2015-2024 e definiu metas mais objetivas, especialmente para a ampliação da banda larga no Brasil.
Em primeiro lugar, fica estabelecido que a tecnologia deve crescer em um ambiente competitivo e adequado para sua ampliação. O acesso à internet deve passar de 74,68% para 91%, se a meta for cumprida.
A atualização de estratégia da agência está alinhada com o Plano Plurianual da União (PPA) de 2020 a 2023.
Nesse sentido, são sete objetivos para serem concluídos até 2023.
O primeiro prevê uma ampliação de cobertura via fibra óptica para 4.883 municípios. A velocidade média da banda larga contratada também deve saltar de 45 Mbps para 150 Mbps.
A banda larga móvel também não é esquecida. A ideia é elevar o índice de 97,30% para 98,65%.
VIU
ISSO?
–> Comparativo:
O preço da fibra óptica das operadoras brasileiras
–> Mesmo
com pandemia, Oi inaugura fibra óptica em novas cidades
–> Claro
aumenta investimentos em fibra ótica
Já na área rural, a agência quer elevar o percentual de residências com banda larga, passar de 44% para 73,04%. O percentual pode ir de 46,80% para 57%.
Em síntese, a Anatel destaca que são metas baseadas em padrões internacionais, assim como no cenário brasileiro, para mensurar resultados e orientar informações imprescindíveis para a tomada de decisões da agência.
Com informações de Anatel