Confira a lista de estados e prefeituras que aderiram ao sistema de mapas de calor com o objetivo de combater a Covid-19.
Até esta segunda-feira, 11, 14 prefeituras e 12 estados já aderiram ao sistema de “Big Data de Mapas de Calor”, uma plataforma criada para auxiliar os governantes nas ações de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A ferramenta foi desenvolvida pelas operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi, em conjunto com a ABR Telecom e sob coordenação do SindiTelebrasil.
O sistema disponibiliza de forma gratuita para os governos municipais e estaduais os dados estatísticos de concentração de pessoas, por meio de dados de geolocalização de celulares, durante o período de isolamento social.
As empresas alegam que os dados são disponibilizados de forma agregada e anônima, não identificando as pessoas, apenas a quantidade de celulares por antena. Entretanto, a iniciativa tem levantado a discussão sobre os riscos à privacidade dos usuários de telefonia móvel.
A plataforma está disponível para o governo federal, estados e cidades com mais de 500 mil habitantes, desde que a administração pública assine um acordo de cooperação técnica e também um termo de responsabilidade e confiabilidade.
Os representantes das administrações recebem as chaves de acesso, limitadas a cinco pessoas por ente federativo.
Segundo o SindiTelebrasil, os dados visam exclusivamente ao combate da Covid-19 e seguem as legislações vigentes, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
VIU ISSO?
–> STF suspende compartilhamento de dados com IBGE
–> Cliente da TIM tem seu número excluído do sistema de monitoramento
–> Anatel defende o monitoramento de celulares
Confira a lista de municípios que já utilizam o sistema:
- Belém/PA
- Belo Horizonte/MG
- Campinas/SP
- Campos dos Goytacazes/RJ
- Florianópolis/SC
- Juiz de Fora/MG
- Macapá/AP
- Maceió/AL
- Porto Alegre/RS
- Recife/PE
- Rio de janeiro/RJ
- Salvador/BA
- Santo André/SP
- Teresina/PI
A seguir, os estados que estão rastreando os celulares da população:
- Alagoas
- Amapá
- Bahia
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
Com informações de Convergência Digital.