Pandemia da Covid-19 afetou principalmente o mercado de pequenos provedores.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado de banda larga encolheu, mesmo diante das medidas restritivas para combater o surto da Covid-19. Em março, o país registrou o desligamento de 151,8 mil acessos, uma variação de 0,46% em relação ao mês anterior.
Entretanto, se comparado a março de 2019, o setor cresceu 3,72%, adicionando 1,2 milhão de usuários. Atualmente, o país conta com 33,99 milhões de acessos de banda larga fixa.
Dentre as tecnologias, o acesso por meio de fibra óptica é que teve o maior crescimento no mês de março, aumentando 2,29% em relação ao mês anterior, totalizando 254 mil novos assinantes. Já a conexão via rádio teve o maior recuo, 5,75%, com 126,9 mil desligamentos.
A internet via satélite também apresentou aumento de 0,73% e por cabo coaxial de 0,13%. Já a internet via cabos metálicos recuou 2,98% e LTE 1,43%.
A pandemia atingiu em cheio o mercado de pequenos provedores de internet, apresentando uma retração de 1,06%, diminuindo 113,3 mil acessos, o que pode ser explicado pelo impacto econômico na renda das famílias brasileiras gerado pelo novo coronavírus.
Mesmo com com encolhimento, os pequenos prestadores mantêm a liderança na quantidade de acessos de banda larga do país, apresentando 30,9% de participação (10,6 milhões de acessos).
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Entre os grandes players, também houve retração do mercado. A Oi perdeu 38,7 mil (-0,76%) acessos e a Vivo 46,4 mil (-0,67%).
Já a Claro, foi a que mais recebeu novos clientes: 43,7 mil, variação de 0,45%, e totalizando 9,7 milhões de assinantes. Em seguida vem a TIM, com adição 6,4 mil, aumento de 1,07%.
Com informações de Telesíntese.