Para executivo da operadora, o Brasil não está pronto para a conexão de nova geração.
Durante evento online da Futurecom, o presidente da Claro, Paulo César Teixeira, defendeu o adiamento do leilão do 5G para o início de 2021, alegando que a pandemia do novo coronavírus gerou imprevisibilidade no mercado, reduzindo receitas e aumentando a inadimplência de parte dos usuários.
Além disso, o executivo disse que o 5G ainda não é maduro o suficiente para ser implementado no país. Segundo ele, o preço de smartphones compatíveis com a nova rede está além do que o consumidor brasileiro está acostumado a pagar.
Paulo acredita que a partir do momento que a tecnologia estiver mais desenvolvida em outros países, os custos dos dispositivos devem cair.
“Não adianta querer implantar uma tecnologia nova, tendo todos os produtos com um custo maior. A penetração da tecnologia em mercados relevantes vai trazer escala e permitir que o preço [dos dispositivos] para o próximo ano seja mais adequado para o mercado brasileiro”, afirmou o CEO da Claro.
Para exemplificar, Teixeira estimou que apenas 20% smartphones conectados na rede 4,5G da Claro tem a tecnologia capaz de aproveitar toda a capacidade da banda larga móvel.
Ele lembrou, ainda, que a implantação do 5G vai exigir a instalação de milhares de novas antenas, mas que tal tarefa pode ser barrado pelas legislações municipais restritivas, que dificultam a instalação de toda a infraestrutura necessária.
VIU ISSO?
–> EUA continua a fazer lobby sobre o Brasil na questão do 5G
–> 5G pode aumentar a arrecadação anual de impostos em bilhões
–> Twitter também vai combater teorias conspiratórias sobre 5G
Por outro lado, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) não parece disposto a atrasar o leilão. Mesmo diante dos pedidos de entidades e empresas de telecomunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu não prorrogar o prazo da consulta pública para o edital da licitação das frequências 5G.
O ministro Marcos Pontes tem defendido que o 5G pode ser um importante aliado para combater a pandemia da Covid-19.
Com informações de Telesíntese.