Operadoras caíram no movimento “Sleeping Giants Brasil”, que também apontou marcas como Telecine, Dell, Samsung e outras.
Para quem não é familiarizado, o movimento Sleeping Giants é conhecido nos Estados Unidos por derrubar o sustento econômico de sites da extrema direita que propagam notícias falsas.
Recentemente, a iniciativa aterrissou no Brasil e começou a expor marcas que anunciam em sites que publicam e lucram por meio de informações falsas. Entre as mencionadas estão Philips, Samsung, Americanas, TIM, Claro, Mercado Livre, Caixa, Telecine, entre outras.
Pelo Twitter, a iniciativa ganhou o apoio de influenciadores com importantes presenças digitais. O produtor de conteúdo Felipe Castanhari foi um deles, que considerou o movimento “uma das soluções mais geniais já vistas para combater fake news”.
Outro que demonstrou apoio foi o apresentador da TV Globo Luciano Huck, que pediu mais seguidores para o perfil do Sleeping Giants Brasil.
Na noite da última quarta-feira, 20 de maio, algumas marcas atenderam ao chamado do movimento e anunciaram a remoção de anúncios dos sites que lucram pela propagação de notícias falsas. Confira algumas:
Outras apenas destacaram que não apoiam ações do tipo, mas não mencionaram uma remoção ainda, veja:
VIU ISSO?
–> CPMI
das Fake News convoca operadoras
–> Operadoras
são intimadas pelo TSE
–> Campanha
Claro Mães oferece Galaxy S20 com desconto de R$ 2.600
Entre as operadoras de telecomunicações, Claro e TIM foram apontadas pelo perfil e ainda não se manifestaram sobre uma possível remoção dos anúncios. Confira:
A iniciativa gerou um grande debate nas redes sociais, gerado pela polarização política do país e comentado, constantemente, por pessoas com diferentes posicionamentos e lados políticos.
[ATUALIZAÇÃO – 21/05/2020 19h47]:
Em contato com o Minha Operadora, a Claro enviou o seguinte posicionamento:
“A política de mídia programática da Claro ficou ainda mais criteriosa para negativar todos os veículos que tenham conteúdo falso, duvidoso e antiético, e assim não recebam mais anúncios automáticos.
Vamos monitorar e zelar para que nossos anúncios programados automaticamente apareçam em portais que valorizam informações confiáveis, de fontes seguras, além da diversidade de opinião”.