O aumento no volume semanal de dados foi registrado por todas as operadoras.
Nesta segunda-feira, 18, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou em suas redes sociais um infográfico apresentando dados do aumento no tráfego nas redes, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Durante o período de isolamento social foi registrado crescimento de até 49% no volume de dados.
A agência utilizou como base os dados fornecidos pelas operadoras, apresentando a média dos tráfegos médios diários registrados.
A semana de 2 a 8 de março foi usada como referência, por ser considerada uma semana típica, sem as medidas de combate ao vírus. A Anatel não divulgou os nomes operadoras, classificando-as apenas como “OP1”, “OP2”, “OP3” e “OP4”.
No período de 23 a 29 de março, a OP1 registrou um aumento no tráfego de rede total de 17%, seguido da OP2 (24%) e OP3 (30%). Já a OP4, no período de 30 de março a 5 de abril o crescimento foi de 49%.
Segundo a agência, em 23 de março, por volta das 21h, o volumento de dados passando pelos pontos de troca de tráfego (PTTs) do Brasil Internet Exchange (IX.br) registrou um pico de 11 Tbps. O número é equivalente a 13,2 milhões domicílios fazendo streaming de vídeos em alta definição simultaneamente.
Durante as próximas semanas, a Anatel pretende apresentar mais dados sobre o comportamento da rede durante a pandemia.
VIU ISSO?
–> COVID-19: Operadoras se comprometem a manter Brasil conectado
–> Covid-19 está reduzindo desempenho da internet mundial
–> Internet brasileira não foi impactada pela pandemia
A iniciativa faz parte do movimento Brasil Conectado, no qual a Anatel, em conjunto com as prestadoras, pretende garantir o funcionamento das redes, apoio especial para os serviços de saúde e segurança pública, diminuir a dificuldade dos consumidores e manter a população bem informada.
Confira, abaixo, o infográfico divulgado pela Anatel: