Usuários estão há duas semanas enfrentando problemas para utilizar telefonia e internet.
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) enviou para a Vivo, Claro e Oi uma notificação extrajudicial para que as operadoras restabeleçam os serviços de telefonia e internet em quatro municípios do Estado.
Há duas semanas, os usuários das cidades de Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista dos Ramos, na região do Baixo Amazonas, estão enfrentando oscilações nos serviços prestados pelas operadoras.
A Vivo e a Claro foram notificadas na segunda-feira, 11. Já a Oi recebeu a notificação nesta terça-feira, 12. As três empresas têm até 48 horas para normalizar os serviços de telefonia e internet, sob pena de sofrerem uma ação civil pública.
No documento, a DPE-AM argumenta que as falhas têm ocasionado sérios problemas à coletividade, pois grande parte da economia da região tem sido sustentada pelo comércio praticado por meio de serviços delivery, devido à pandemia da Covid-19.
“Desta forma, não é justo, razoável e esperado que a mesma população que padece de uma grande crise de saúde, humanitária e social, permaneça sem a oferta de um serviço de telefonia e de internet de qualidade. Ressalta-se que se trata de um dever e não de uma mera faculdade das empresas que apresentam responsabilidade objetiva no tocante aos acidentes e vícios do consumo”, diz o texto da notificação.
O DPE-AM solicita máxima urgência e diligência na atuação das equipes técnicas das operadoras.
VIU ISSO?
–> Operadoras conseguem mais tempo para responder reclamações
–> Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel
–> Operadoras brasileiras abandonaram de vez o Reclame Aqui?
Caso elas não possam solucionar os problemas, as empresas deverão apresentar a origem das falhas e um cronograma para resolução da oferta dos serviços, dando-se ampla divulgação e prioridade na resolução da questão.
O Minha Operadora entrou em contato com as assessorias de imprensa da Vivo, Claro e Oi, mas até o fechamento desta matéria não recebemos um retorno.
[ATUALIZAÇÃO – 13/05/2020 14h34]:
A Assessoria de Imprensa da Vivo emitiu o seguinte comunicado:
“A Vivo informa que foi notificada e prestará as informações necessárias à Defensoria Pública do Estado do Amazonas.”
[ATUALIZAÇÃO – 13/05/2020 15h40]:
A Assessoria de Imprensa da Oi emitiu o seguinte comunicado:
“A Oi informa que não detectou nenhuma falha em sua rede e que os serviços prestados nas cidades mencionadas pela reportagem estão funcionando normalmente. A companhia acrescenta que não foi notificada.”
Com informações de DPE-AM.