Plataforma Consumidor.gov.br ampliou prazo para que empresas respondam demandas dos consumidores. Saiba o motivo.
Sem muito alarde, a plataforma Consumidor.gov.br ampliou de 10 para 15 dias o prazo para que as empresas respondam as reclamações enviadas pelos consumidores.
O Minha Operadora entrou em contato com a Secretária Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e recebeu a informação que a ampliação do prazo se deve a pandemia do novo coronavírus.
A plataforma atendeu a um pedido das empresas, para que os funcionários possam se adaptar ao trabalho em home office e poder responder as reclamações enviadas.
A Senacon afirma que assim que a situação da pandemia melhorar, o prazo de 10 dias será retomado.
O Consumidor.gov.br é uma plataforma pública e gratuita de mediação de conflitos, no qual os consumidores podem se comunicar diretamente com as empresas participantes, para que elas possam receber, resolver e responder reclamações.
Assim que recebe uma resposta, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar se a demanda foi ou não resolvida, além de indicar o seu nível de satisfação quanto ao atendimento recebido.
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A plataforma não substitui o serviço prestado por Procons, Juizados Especiais Cíveis e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, além dos serviços de atendimento ao cliente das próprias empresas. Ela é apenas uma alternativa online, transparente e pública.
Segundo indicadores do Consumidor.gov, as principais operadoras de serviços móveis do país possuem taxas de 100% reclamações respondidas. Entre elas, a Vivo mantêm a liderança no índice de solução das queixas, com 91,9%, seguido da Claro (91,5%), Oi (86,7%) e TIM (85,1%).