Clientes de planos pós-pagos devem se tornar maioria no país neste ano.

O Brasil está entre os maiores usuários de internet via celular no mundo e tem um dos mercados mais competitivos de serviços móveis, associado ainda a uma expansão expressiva das redes 3G e 4G, que já está presente em 4.854 municípios, onde moram 97% da população.
Nos últimos anos, foi possível perceber uma grande mudança no perfil do usuário de telecomunicações no Brasil, que tem buscado cada vez mais planos que ofereçam melhores ofertas de conectividade.
Essa mudança no perfil de uso pode ser verificada no percentual de dados na receita da telefonia móvel, que passou de 14% em 2010 para 77% em 2019.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o aumento no uso da internet tem promovido uma importante migração de clientes pré-pagos para os planos pós-pagos.
“Com o aumento da essencialidade do acesso à internet, os usuários têm buscado os planos pós-pagos que oferecem preços mais atrativos para o acesso à internet do que os planos pré-pagos”, afirmou a agência.
Em dezembro de 2010, por exemplo, mais de 82% dos telefones celulares no Brasil funcionavam com planos pré-pago. Já em março deste ano, o mercado está praticamente empatado, tendo uma base de 50,51% usuários pré-pagos e 49,49% pós-pagos.
VIU ISSO?
–> Como a telefonia fixa ainda sobrevive?
–> Vivo lidera acesso móvel em 13 estados brasileiros e em 33 DDDs
–> Operadoras móveis virtuais: valem a pena?
O início da queda
O reinado do pré-pago começou a ruir a partir de 2015, sendo acelerado, principalmente, pela crise econômica-política que impactou o país, além da grande popularização do WhatsApp no Brasil.
Outro fator para a queda do pré-pago foi a redução nas taxas de interconexão, promovida pela Anatel. Isso possibilitou que as empresas começassem a ofertar planos que permitiam realizar ligações para qualquer celular do Brasil, mesmo que o número pertencesse a uma operadora rival.
Tal movimento reduziu o “efeito clube”, no qual as pessoas têm chips de mais de uma operadora, para aproveitar as promoções para fazer ligações para amigos e familiares da mesma operadora.
“Ao reduzir a quantidade de chips, os usuários estão também concentrando seus gastos em uma mesma operadora e migrando para planos controle e pós-pago” explicou Eduardo Tude, diretor da consultoria Teleco.
Vivo
Atualmente, a Vivo é a operadora que mantêm o maior número de acessos móveis de clientes pós-pago (43,7 milhões), seguido da Claro (28,3 milhões), TIM (21,7 milhões) e Oi (12,5 milhões).
A Vivo também possui a maior base de clientes pré (31,3 milhões). Após, aparecem TIM (31,2 milhões), Claro (26,8 milhões) e Oi (24,1 milhões).
Segundo dados da Anatel, em março deste ano, 58,50% dos clientes móveis da Vivo utilizavam planos pós-pago e 41,50% pacotes pré-pago. Desde abril de 2018, a maior parte dos seus clientes preferem contratar planos pós.
Escolhendo a cidade de São Paulo como base, na modalidade pré, a Vivo tem oferecido planos com validade de 7 e 15 dias, além de franquia de dados de até 4GB. A oferta inclui WhatsApp ilimitado (incluindo ligações), SMS à vontade, bônus em recargas e ligações para celulares e fixos de qualquer operadora do Brasil, usando o 15.
No Controle, existem planos de até 5GB, que além de WhatsApp, ligações e SMS ilimitados, também oferecem navegação sem descontar da franquia em aplicativos de mobilidade. Existe, ainda, a opção de incluir uma franquia extra de dados para outros apps como Twitter, Facebook, Messenger, entre outros.
No Pós, a operadora tem oferecido a modalidade individual (a partir de 16GB) e a familiar (iniciando com 30GB), este último permitindo compartilhar a internet com dependentes.
No pós-pago família, a operadora também oferece uma franquia extra (a mesma da contratada), para usar exclusivamente com aplicativos da Netflix, Spotify, Youtube, Vivo TV, entre outros.
Outra opção é o Vivo Easy, considerado um plano pós alternativo, no qual cliente pode contratar franquia de dados que não expira, além de diárias para fazer ligações ou utilizar aplicativos. O plano é totalmente digital, sendo contratado e administrado pelo celular.

Claro
Em dezembro do ano passado, o número de usuários pós-pago da Claro superou os pré. Em março, a relação já estava em 51,45% para acessos pós e 48,55% para o pré.
Nos últimos meses, a Claro tem oferecido generosos bônus aos clientes que fazem a portabilidade para a operadora, dobrando a franquia contratada no plano.
No Prezão, da Claro, existem planos semanais (1GB) e mensais (3GB), com ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, WhatsApp ilimitado, além de navegação sem descontar da franquia dos serviços Claro Video, Claro Música, Claro Notícias e NOW.
Também existe um plano pré-pago diário, que permite ligações ilimitadas para números da Claro e WhatsApp sem descontar da franquia de 100 MB.
No controle, os planos apresentam até 5GB, também contam com ligações e apps ilimitados em redes sociais.
No pós, com planos de até 100GB, a operadora tem oferecido roaming internacional e aplicativos com assinaturas de serviços inclusas em sua oferta.
A Claro também possui um plano digital, o Claro Flex, que oferece internet e aplicativos para navegar ilimitado mediante de um pagamento mensal, com franquias de até 10GB.

TIM
A maior parte dos clientes móveis da TIM ainda estão no plano pré-pago (58,97%). A base pós está crescendo a uma velocidade menor do que as outras operadoras, mas já alcança 41,03%.
Se a tendência continuar nos próximos meses, os clientes pós da operadora podem ultrapassar os pré ainda neste ano.
Diferentemente das outras operadoras, os planos pré-pago da TIM oferecem navegação ilimitada não apenas no WhatsApp, mas também Facebook, Twitter e Messenger, o que por si só poderia explicar porque eles ainda são mais atrativos do que as opções pós.
Os planos pré de duas, três ou quatro semanas, tem franquia de até 4GB, além de bônus de madrugada, para usar de 00h às 6h. Assim como outras operadoras, as ligações são ilimitadas.
Nos planos Controle, de até 5GB – mas elegíveis para bônus de internet -, o WhatsApp, Messsenger, Telegram são ilimitados. Entretanto, dependendo do plano escolhido, o Facebook, Instagram e Twitter são grátis por apenas 3 meses.
Já os planos pós são representados pelos TIM Black e TIM Black família. No plano individual há planos a partir de 10Gb, com franquia extra para assistir vídeos em serviços parceiros. O pacote também inclui a assinatura do serviço de música Deezer.
Por enquanto, o TIM Black família, com opções de até 180GB de internet, é o único pós que oferta a assinatura padrão Netflix inclusa na mensalidade.
Na categoria planos alternativos, o TIM Beta oferece pacotes diários, semanais e mensais, com até 20GB, incluindo a assinatura no TIMusic by Deezer.

Oi
Os usuários pós-pago da Oi ainda estão longe de ultrapassar os clientes pré. Em março, 65,90% da base móvel da operadora tinha pacotes pré e apenas 34,10% planos pós.
A Oi merece destaque por oferecer planos pré de até 8GB, na cidade de São Paulo, com validade mensal e com preços menores que as operadoras concorrentes. Os pacotes incluem, ainda, WhatsApp e Messenger liberados, bem como ligações ilimitadas para todo o Brasil.
Nas ofertas Controle e Pós, os planos iniciam com 6GB e vão até 100GB. Todos incluem Messenger e WhatsApp sem gastar a franquia. A navegação gratuita no Facebook, Instagram, Youtube, Netflix, dependerá do plano contratado.
Aqui, novamente, o menor preço dos planos também é destaque. Talvez, o único ponto negativo seja a baixa cobertura móvel da Oi, em relação às outras empresas.

NOTÍCIAS SOBRE OS PLANOS ALTERNATIVOS DAS OPERADORAS
–> Vivo Easy ganha versão ‘prime’
–> Claro flex começa a oferecer bônus por portabilidade
–> Internet reduzida começa a ser cobrada no TIM Beta
O futuro do pré-pago
Se seguir a tendência atual, o acesso pós-pago deverá assumir a dianteira no ranking nos próximos meses e deverá ampliar cada vez mais a sua distância em relação ao pré-pago.
Entretanto, Eduardo Tude não acredita que a modalidade pré-paga vai desaparecer. Para ele, ainda existem muitas pessoas no país que não podem assumir o compromisso de pagar um valor mensal de um plano de telefonia.
Já Marcos Ferrari, presidente-executivo do SindiTelebrasil, salienta que não é possível fazer previsões para um cenário de longo prazo.
“Este é um mercado muito dinâmico, em que a tecnologia evolui muito rapidamente, mas o percentual de pré-pago ainda é consideravelmente importante no país”, diz Ferrari.
Os planos pré-pago ainda são atrativos para muitos brasileiros, por ajudar a manter baixos os custos com telefonia, principalmente, em um cenário de incerteza econômica.
Eles permitem maior flexibilidade para o consumidor, além de não precisar de contratos ou verificação de crédito.
Portanto, se economizar dinheiro é mais importante do que maximizar dados, ainda é possível recorrer a boas ofertas das operadoras, encontrando os melhores planos pré que atendem ao perfil de consumo do usuário.
Boa parte desses clientes Pós (Controle) são pessoas desinformadas.
Conheço várias que paga entre 50~55 reais por 4 ou 5GB.
Enquanto eu com 8GB, só pago 20,00 no pré-pago.
Não concordo que clientes “controle” entrem como pós-pago! Deveria ser uma modalidade separada… pré, controle e pós!
Pois o pós, além de pagar a franquia, vem na mesma conta o excedente, e no controle você tem que ter valor de recarga para usar serviços que não estão incluídos na franquia!
Tenho certeza que com a separação, os dados do pós seriam bem menores!
Conheço pessoas que preferem um controle ou pos, pela despreocupação em recarregar, mas acho que o pré pago não vai desaparecer, pois além da garantia da operadora receber antecipadamente, tem promoções muito boas ainda. Pode ser que os planos alternativos citados como vivo easy e claro Flex e considerados como controle/pós alavanquem essa estatística
Não vejo vantagem em plano controle nem pós. Todos caros!! Prefiro o pré, que tem mais dados e custa menos. Para o meu perfil de uso, uns 4GB/mês já é suficiente, pois tenho wifi em casa.
Eu acho interessante como o Brasil, sempre se destaca no uso de vários serviços e uso de tecnologia, mais até do em países de primeiro mundo. Como o site minha operadora, mesmo disse: “Brasil está entre os maiores usuários de internet via celular no mundo e tem um dos mercados mais competitivos de serviços móveis…” Eu lembro que também foi assim na época que o Windows Phone foi lançado. O Brasil abraçou a causa, claro a principio foi por causa da namoradinha do “A Nokia”, mais depois deslanchou, ganhamos em uso do “Windows Phone até para Europa. Também foi assim… Leia mais »
Pré pago são mais atrativos do que fazer um plano controle ou pós. Na tim por exemplo por 50 reais temos 4.3 GB WhatsApp Facebook Mensagem e Twitter ilimitado além de ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil por 30 dias. Já no controle o mais barato é de 49,99 com 9GB de internet ligações ilimitadas para qualquer operadoras do Brasil Facebook Instragram e Twitter( por 3 meses) Whatsapp Telegram Wazer ilimitados por 30 dias. Na minha opinião na questão de redes sociais vale muito a pena o pré pago.
“Será o fim do pré-pago?” O site minha operadora ou algum leitor aqui sabe me indicar algum plano controle ou pós melhor que os pré pagos em suas equivalentes operadoras? Qual plano da Tim é melhor que o Beta? Qual plano da vivo é melhor que o easy? Qual plano da Claro é melhor que o prezão? Da Oi não me serve pq aqui não tem bom sinal. Obs: meu comentário é sério, não estou criticando as operadoras, eu procurei algumas vezes e não achei nenhum melhor custo X benefício em relação aos dados móveis que é 90% do meu… Leia mais »
Planos pré são muito mais em conta e oferecem muito mais franquia de internet,agora quem não gosta de ter a preocupação de recarregar aderem o controle ou pós. Como dissemos a falta de informação também pesa no quisito, onde já se viu pagar 3GB de internet por $49,99.
Acho o que pega também e na comprar de um celular pq com o plano sai mais barato e querendo ou não quando vc liga para cancelar um plano controle ou pós eles sempre oferecem muito desconto e libera vários gigas de bônus
Segundo relatos que encontrei na internet de clientes de todas as operadoras, para um plano controle valer apena, é questão de tempo e os passos são simples: 1. Contrate o plano controle mais em conta da operadora desejada; 2. No final do mês depois que pagar a fatura, ligue dizendo que quer cancelar porque a quantidade de internet é pouca e não tem money pra contratar mais. Aí geralmente eles dão um bônus de 2GB todo mês pra você permanecer. 3. Repita o segundo passo todos os meses, pegando sempre mais bônus de internet. Uma usuária da claro relatou que… Leia mais »
O plano pos é bom mais as operadoras reajustam e modificam os planos sem avizar o cliente tira as ligaçoes ilimitadas e poe 550 minutos e a cobertura deixa a desejar eu tenho tim e fizeram isso comigo reclamei e nads
Aderi ao Vivo Easy mês passado. Vc compra e terá exatamente o que comprou, não expira se não usar.
Atualmente 300 reais por 100GB, mas recebe 100 reais de volta para gastar em ligações por exemplo e ficará com 100GB + várias semanas de ligações ilimitadas para qualquer operadora.
Na minha opinião, melhor plano no mercado brasileiro.
Fora esse, o Claro Pré semanal é outra opção, pois se vc renovar sempre, terá 2GB semanais com ligações ilimitadas, por 10,00 semanais.
Para mim, que tenho wi-fi em casa e quase não faço ligações, o melhor sempre será o pré pago. Tenho Tim pre classic que por R$ 30/ mês tenho 4gb + ligações ilimitadas + R$ 9 de volta como bônus. Alem disso tenho uma segunda linha com Vivo Easy que uso como backup. Nesta pandemia, direto em casa, estou sem recarregar o telefone há quase 3 meses. Só vou recarregar no próximo mês para não ter a linda cancelada. Se estivesse em um plano controle ou pós, estaria gastando dinheiro a toa nesse período.
De onde você tirou que os preços do plano pós são mais atrativos que os dos planos pré, dona Anatel?
Essas empresas deveriam prestigiar mais suas vítimas do sistema pré pago. Pagamos tarifas extorsivas por um serviço bandido. A Claro ganha muito com agiotagem. Cobra R$ 7,00 pra te conceder um crédito emergencial de R$ 5,00. São 40% de ágio, fora o que ganha com ligações que não se completam, mas são cobradas. Não temos a quem recorrer contra essa rapinagem criminosa. A ANATEL está nos bolsos de todas.
Em época de pandemia , a luz e água não devem ser cortadas nem cobradas , segundo o governo federal . Só a telefonia , principalmente o celular , agem como verdadeiros agiotas , entupido a cx de mensagens e ligando de vários celulares a qualquer hora para te cobrar. Não respeitam idosos acima de 60 anos que são proibidos de sair de casa. Não querem saber de nada só do dinheiro deles. Fazem uma terrível guerrilha, e quem sofre são os idosos. Aqueles que moram sozinhos, e mulheres. Será que o governo federal não pode dar um basta nisso… Leia mais »
Fui um dos primeiro a entrar no plano Controle. Depois de 5 anos de fracasso, pra mim Controle nunca mais. Não sei como é o pós, mas estou feliz demais no pré pago e não pretendo sair.
Por essa reportagem dá para ver claramente como a TIM regrediu. A TIM se firmou no mercado por ter os planos mais inteligentes e competitivos sempre olhando para o perfil do consumidor. Hoje em dia se mostra com os piores e mais caros planos do mercado. Fico imaginando quão terrível será para o consumidor se os boatos de venda da OI para TIM/VIVO se concretizarem.
não sei quando vou ser ouvido, mas ainda espero pagar um valor anual de uso, pagar uma única vez no boleto e não ter que me preocupar em pagar todo mes, porem os CEO das empresas não vão ver esse meu comentário, fazer o que… Pagaria tranquilamente adiantado 149 por ligações ilimitadas e 2 gb de internet por mes,,, tranquilo. Sem falar que me fideliza um ano sem perigo de trocar de operadora.
Srs, gostaria de pagar as minhas recargas de maneira anual, tem como ? Por exemplo, pago 14,99 na oi por mes, gostaria de pagar um único boleto para as vantagens serem anuais.
eu acho que as operadoras no brasil tá contribuindo para o fim dos pré pago ,pois não existe realmente o pré pago hoje, e o nome muda de pré pago ,para pré turbo ,pré top ,prézão, muda o nome, e entra valores e planos ebutido e em tudo isso com o aval da anatel e de nossos politicos que nao toma providencia nenhuma nisso ,e que eu acho que é um grande Cartéis no brasil.
tudo isso ta contribuindo para o fim do pre pago no brasil a adesão ao plano é mais lucrativo paras as operadoras…