Conar convidou operadora e agência publicitária a prestar esclarecimentos acerca da denúncia de “violência excessiva” relatada por telespectador.
Um consumidor recorreu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para reclamar do comercial “Destrave Bárbaros”, produzida pela Agência África. O cidadão questionou se não há excesso de violência no anúncio.
O filme publicitário divulga o produto de internet por fibra óptica Vivo Fibra, e foi veiculado por aproximadamente seis meses nos principais meios de comunicação, inclusive na TV aberta e fechada.
Como sempre faz quando abre um processo, o Conar convocou a agência publicitária responsável pela propaganda, bem como a empresa cuja marca está sendo anunciada no material.
Defesa enviada por Vivo e Africa informa que o anúncio parodia um filme ambientado na Idade Média, com cavaleiros, lutas de espada e cenas típicas do gênero.
O relator Ruy Lindenberg aceitou os argumentos da defesa, considerando que o anúncio se utiliza de forma bem humorada de clichês para expor sua mensagem. Ele votou pelo arquivamento da reclamação, sendo acompanhado por unanimidade pelos demais conselheiros da organização.
O julgamento do processo 036/20 aconteceu em abril, mas só agora o Conar divulgou os detalhes do que estava em discussão.
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Assista abaixo a propaganda: