Confira os gêneros de canais que mais registraram crescimento durante a pandemia.
Segundo estudo compilado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a audiência média dos canais de TV por Assinatura aumentou 22%, durante a primeira semana que as medidas de isolamento e distanciamento social por conta do novo coronavírus foram propostas pelas autoridades.
No início deste ano, antes do período da pandemia, a audiência total dos canais pagos variava entre 7,38 e 6,63 pontos.
Durante a semana de 16 e 23 de março, quando o Brasil já possuía mais de 400 casos confirmados e foi registrada a primeira morte, a audiência saltou para 8,50 pontos.
Na semana seguinte, a audiência alcançou 8,95 pontos, por enquanto, a maior média registrada em 2020.
Quanto aos gêneros de programação, os canais de notícias apresentaram o maior aumento em relação à quantidade absoluta de telespectadores. A média total de espectadores na primeira quinzena de abril aumentou 100% em relação à primeira quinzena de março. Comparando-se ao mesmo período de 2019, o crescimento foi de mais de 50%.
Outros segmentos também apresentaram expansões na média da primeira quinzena de abril, em relação a primeira quinzena de março, como os canais de filmes e series (+40%), variedades (+29,6%), documentários (+25,3%) e infantis (+9%).
VIU ISSO?
–> SKY estende período de sinal aberto na TV por assinatura
–> Vivo TV segue com 20 canais em sinal aberto
–> Claro prorroga sinal aberto de canais até junho
Já os canais de esportes sofreram uma degradação de 60% de sua audiência, devido a interrupção de eventos e competições esportivas no Brasil e no mundo.
Na primeira quinzena de maio, os canais de notícias (+11%), infantis (+4,6%) e de variedade (+3,4%) apresentaram aumento em relação à primeira quinzena de abril.
Os dados são do Kantar IBOPE Media e teve como base o consumo individual de TV no conjunto das 15 regiões metropolitanas, no horário entre 7 da manhã e meia-noite.