‘Vc contrata 100Mb e recebe só metade’, reclama Mamãe Falei.
Na tarde desta segunda-feira, 8, o empresário e deputado estadual de São Paulo, Arthur Moledo do Val, foi até as redes sociais para reclamar do desempenho da internet da Vivo.
Arthur é conhecido pelo seu pseudônimo Mamãe Falei, por seu canal no YouTube, além de ser um ativista político e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).
“Na Vivo é assim. Vc contrata 100Mb e recebe só metade” reclamou o deputado no Twitter. O comentário teve mais de 1,7 mil likes e 500 comentários.
Em um teste de velocidade realizado por Arthur, a velocidade de download aferida na rede da Vivo em São Paulo foi de 49,0 Mbps, upload de 31,4 Mbps e latência de 15 ms.
Segundo o regulamento da Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras são obrigadas a garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos consumidores em redes fixas ou móveis, tanto no download quanto no upload.
Ou seja, no caso do youtuber, com um plano de 100 Mbps, a média mensal de download deve ser de, no mínimo, 80 Mbps. Já a velocidade instantânea – aquela medida na hora do uso da internet pelo usuário – deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 40 Mbps.
VIU ISSO?
–> Internet da Claro é 50% mais veloz do que rivais, diz consultoria
–> Justiça obriga Vivo a melhorar telefonia e internet
–> Vivo e TIM confirmam oficialmente que vão compartilhar redes
Com isso, na medição instantânea, a Vivo está atendendo o mínimo proposto pela Anatel. Entretanto, se a operadora continuar a ofertar uma baixa velocidade por vários dias, no restante do mês, ela será obrigada a entregar uma maior velocidade para o usuário, para atingir a meta mensal de 80%.
Até a publicação desta matéria, a Vivo não respondeu publicamente o comentário de Arthur do Val no Twitter.
Confira, abaixo, o tuíte do deputado estadual.