Usuários do Android poderão saber antes de atender o motivo de uma empresa estar ligando para o seu número telefônico.
O Google começou a implementar o recurso de “chamadas verificadas” para o aplicativo “Google Phone”. Com a nova funcionalidade, usuários de smartphones baseados no sistema Android poderão descobrir a identidade da empresa que está realizando a chamada e, até mesmo o motivo, da ligação, antes mesmo de atendê-la.
O novo recurso não funciona aleatoriamente. Antes de realizar uma chamada para um determinado número, a empresa deverá enviar alguns detalhes ao servidor de chamadas verificadas, incluindo detalhes do telefone comercial, o número de destino e o motivo da chamada.
A partir daí, a aplicativo busca essas informações e as compara com os dados que o Google já possui. Se esses dados forem verdadeiros, o aplicativo exibirá a chamada como verificada.
Assim, o usuário do app poderá receber essas informações e decidir se ele atende ou não a ligação.
Entretanto, a tecnologia também apresenta problemas. Se uma empresa decidir não enviar informações para o Google, a ferramenta não vai funcionar. Companhias de telemarketing ou mesmo golpistas provavelmente não terão interesse em utilizar o recurso.
Além disso, o usuário do smartphone precisa adicionar seu número de telefone à sua conta do Google. Nem todo mundo está disposto a revelar tais dados pessoais.
VIU ISSO?
–> Google estende acesso gratuito a ferramenta de teleconferência
–> Google vai liberar sucessor do SMS sem parceria com operadoras
–> Google está desenvolvendo criptografia para o app Mensagens
O Google Phone é um aplicativo de discagem que permite acessar a lista de contatos, além de realizar e receber chamadas telefônicas. Uma de suas funcionalidades é a possibilidade de identificar chamadas de pessoas com números cadastrados no diretório do Google.
Por enquanto, o app funciona apenas em dispositivos Pixel e em um pequeno número de aparelhos compatíveis.
Com informações de GizChina.