Companhia vendeu parte de sua subsidiária de infraestrutura de telecomunicações.
A Telecom Italia, controladora da TIM no Brasil, acaba de realizar um negócio bilionário, vendendo parte de sua subsidiária, a Infraestrutura Wireless Italiane SpA (Inwit), para a Ardian, fundo global que reúne um grupo de investidores.
Na operação, anunciada ao mercado nesta quarta-feira, 24, a companhia italiana vai receber € 1,6 bilhão (R$ 9,63 bilhões na cotação atual).
A Inwit é uma unidade da Telecom Italia responsável por sua infraestrutura de telecomunicações. A empresa atua na operação de instalações e equipamentos de comunicação sem fio, principalmente na transmissão de radiofrequências, telefonia e distribuição de sinais de televisão e rádio.
Para concretizar a venda, a dona da TIM criou uma holding com 30,2% das ações ordinárias da Inwit. Já a Ardian, comprou 49% da participação dessa holding.
O consórcio receberá direitos de governança minoritária, tanto na holding quanto na Inwit, a fim de proteger o investimento realizado, algo comum em operações financeiras dessa natureza.
Após a conclusão da transação, que ainda depende do cumprimento de uma série de condições, além da aprovação de órgãos reguladores italianos, a Telecom Itália continuará a ter controle total e exclusivo da holding juntamente com a sua parceira, a Vodafone.
VIU ISSO?
–> TIM e Telefónica fecham acordo com Disney+
–> TIM Itália é multada em 116 milhões de euros
–> TIM passa a utilizar computação quântica em sua rede móvel
O grupo italiano aproveitou para anunciar que também chegou a um acordo com um fundo gerenciado pela Canson Capital Partners, que comprou diretamente 3% do capital social da Inwit.
O valor e o nome do fundo deste negócio não foram revelados.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.