Concluído há 20 meses, trecho subterrâneo da Linha 5-Lilás continua sem infraestrutura de rede de celular e internet para os passageiros.
A Linha 5-Lilás é considerada uma das mais modernas da malha metroferroviária de São Paulo. Entretanto, a falta de sinal de celular e internet em seus trechos subterrâneos tem irritado usuários.
Entre os recursos da nova linha de metrô estão os túneis escavados com a tecnologia mais moderna, sistemas de controle de trens de ponta, estações espaçosas e portas de plataforma para aumentar a segurança dos usuários. Faltou apenas a conexão móvel.
O novo ramal começou a ser entregue no segundo semestre de 2017. Há 20 meses, a linha foi concluída com a inauguração da estação, Campo Belo. Porém, até o momento, as operadoras ainda não instalaram a infraestrutura de rede.
Pelos 10 km de túneis da Linha 5-Lilás passam diariamente mais de 600 mil pessoas, o equivalente à população do município de Santo André, por exemplo.
O usuário leva cerca de 20 minutos para fazer o trajeto entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Apesar do reduzido tempo de viagem, os passageiros poderiam utilizar esse período para responder mensagens, resolver demandas do trabalho ou mesmo se entreter.
A ViaMobilidade, concessionária privada que opera o ramal desde agosto de 2018, afirma que ainda aguarda os projetos de implantação da rede por parte das operadoras de celular, responsáveis pelo serviço.
VIU ISSO?
–> Metrô de SP busca nova prestadora de Wi-Fi gratuito em estações
–> Wi-Fi grátis do Google vai sair do ar
–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo
“A concessionária esclarece que mantém contato contínuo com as empresas com o objetivo de disponibilizar o serviço o mais breve possível”, diz a ViaMobilidade.
O Minha Operadora entrou em contato com as principais operadoras. Até o fechamento desta matéria, não recebemos um retorno da Vivo, Claro, TIM e Oi. O texto será atualizado caso recebamos um posicionamento das empresas de telefonia.
[ATUALIZAÇÃO – 24/06/2020 10h49]:
O SindiTelebrasil, entidade que congrega as operadoras de telefonia móvel, emitiu um comunicado sobre a falta de infraestrutura de rede na Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo:
“O Sinditelebrasil informa que as operadoras estão desenvolvendo um projeto em conjunto para a implementação de uma rede de telefonia móvel na linha 5-Lilás do metrô.”
Com informações de MetrôCPTM.