Plataforma conta com milhares de fotografias, objetos e documentos históricos.
Nesta segunda-feira, 29, o Oi Futuro, instituto da operadora Oi que promove ações de educação, cultura, inovação social e esporte, lançou o Acervo Online MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, uma plataforma digital que conta com mais de 3.800 itens, a maioria deles sendo exibidos pela primeira vez.
Com a novidade, pesquisadores e o público geral de qualquer lugar do país podem ter acesso a fotografias, objetos e documentos históricos, enquanto os museus estão fechados, por conta da pandemia da Covid-19.
Inaugurado no início deste ano, o MUSEHUM está localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
“Ao levar o MUSEHUM para o meio digital, o Oi Futuro abre mais um canal de aproximação entre o acervo e o público, que, invariavelmente, se reconhece nas histórias, sentimentos e saberes que esses objetos guardam”, diz Roberto Guimarães, gerente executivo de cultura do Oi Futuro.
O processo de digitalização do acervo foi acelerado por conta da emergência do novo coronavirus, possibilitando uma experiência online, assim como uma visão mais ampla e informativa do museu físico.
Por conta dos cuidados com a preservação ou do tamanho das peças, o que inviabiliza o transporte e a exibição física, muitas delas não estavam expostas na exposição permanente, mas agora estão acessíveis ao público na plataforma online.
O acervo online oferece os itens em alta qualidade de digitalização, permitindo ter acesso a detalhes de cada peça e dados complementares.
VIU ISSO?
–> Oi oferece atendimento para professores da rede pública
–> Oi realiza webinar sobre inovação na educação
–> Oi lança e-book gratuito de empreendedorismo
Para quem se interessa pela história das telecomunicações, é possível ver a primeira lista telefônica, de 1905; aparelhos telefônicos de várias épocas, desde o modelo “Pé de Ferro”, de 1895; um dos primeiros modelos de celulares, os famosos “tijolões, entre outros.
O projeto MUSEHUM é uma evolução do antigo Museu das Telecomunicações, em atividade há 13 anos, e que teve suas instalações, conceito e identidade remodelados. O acervo conta com 130 mil peças, sendo que 450 itens estão em exposição permanente no museu físico.
O museu pode ser acessado pelo link: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/
Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.