Enquanto isso, Claro já oferta a ativação do chip virtual de forma remota.
A oferta de aparelhos compatíveis com a tecnologia eSIM ainda é pequena no Brasil, mas as principais operadoras do país já oferecem suporte à nova tecnologia.
Com exceção da Oi, todas as principais operadoras do país (Claro, TIM e Vivo) possuem procedimentos de ativação do chip virtual para os seus clientes.
Entretanto, a Oi acaba de anunciar em primeira mão ao Minha Operadora que pretende fazer o lançamento do suporte ao eSIM até julho deste ano.
A Oi informou que está pronta para disponibilizar a tecnologia em suas lojas próprias. O eSIM estará disponível para todos os planos da Oi (pré-pago, controle e pós-pago), para os aparelhos que possuem suporte para essa tecnologia.
Enquanto a Oi se prepara para oferecer o suporte ao eSIM, outras operadoras já estão bem adiantadas na tecnologia
A Claro, por exemplo, já oferece a possibilidade de fazer a ativação do eSIM de forma remota.
Os clientes interessados nessa ativação pode fazê-la pela central de atendimento da Claro, no número 1052. Basta ligar e solicitar o serviço. Por meio de um link enviado pela operadora, o cliente realiza o upload dos documentos necessários para a ativação (CNH ou RG, por exemplo).
Após a análise dos documentos, a Claro disponibiliza ao cliente o e-chip (QRcode) por e-mail.
A tecnologia eSIM da Claro está disponível para todos planos de voz da operadora.
VIU ISSO?
–> Como ativar o eSIM no Android e no iPhone?
–> eSIM: tudo sobre o sucessor do chip tradicional de celular
–> Xiaomi está desenvolvendo um novo tipo de chip de operadora
Na TIM, o processo de ativação é feito nas lojas físicas. Entretanto, a operadora afirmou ao Minha Operadora que funcionalidade ainda está sendo desenvolvida para ativação remota.
O chip virtual está disponível apenas para os clientes dos planos controle e pós-pago da TIM.
O Minha Operadora também entrou em contato com a Assessoria de Imprensa Vivo para que ela esclarecesse o seu suporte ao eSIM e a possibilidade de ativação remota para os seus clientes, mas a companhia não demonstrou interesse em responder.
[ATUALIZAÇÃO – 10/06/2020 15h32]:
Diante dos questionamentos de vários leitores, alegando que não conseguiram fazer a ativação remota do eSIM pela central de atendimento da Claro, o Minha Operadora entrou novamente em contato com a empresa de telefonia, para que fosse esclarececido o procedimento anteriormente anunciado.
Em nova nota, a Assessoria de Imprensa da Claro afirmou que, com a reabertura gradual dos estabelecimentos, a ativação remota ficará disponível apenas para aqueles clientes que não possuem lojas físicas em sua proximidade.
Segue a nota na íntegra:
“Com a reabertura gradual do comércio em alguns municípios do Brasil, o cliente da Claro é encaminhado por meio da central de atendimento 1052 à loja mais próxima de sua residência para ativar a tecnologia eSIM.
Todos os estabelecimentos da operadora funcionam seguindo orientações de segurança determinadas por órgãos responsáveis para proteger clientes e colaboradores.
Caso não haja loja disponível, a ativação é realizada pela central de atendimento 1052. Já novos clientes podem adquirir a tecnologia eSIM da Claro ao comprar smartphone compatível com a tecnologia no site da operadora.”
Em nota anterior, datada de 1º de junho de 2020, a operadora afirmava que “A Claro atende todos os clientes interessados na ativação do eSIM por meio da central de atendimento 1052.”
Com informações de Assessorias de Imprensa Oi, Claro e TIM.