Ao menos é o que prevê a nova meta da Anatel, para o plano estratégico que quer o implante das medidas até 2023.
Nas últimas semanas, vários objetivos da Anatel para desenvolvimento da banda larga no Brasil foram divulgados. Os planos, obviamente, são ambiciosos. Afinal, a demanda pelo serviço é cada vez maior e a fibra óptica também cresce abruptamente em número de adesões.
Além de estabelecer um ambiente competitivo para o setor, a agência quer aumentar a inclusão do Brasil e pretende ter 4.883 municípios com fibra até 2023.
Outra meta importante, divulgada recentemente, é o estabelecimento da velocidade média. Até 2019, o objetivo era ficar em 45 Mbps, agora, a ideia é elevar para 150 Mbps até 2023.
Porém, um dos maiores desafios ainda é desigualdade do país. As metas só serão cumpridas se as limitações econômicas para manutenção da internet em algumas regiões forem superadas.
É aqui que o aumento da rede de transporte para mais de 4.000 municípios será de grande contribuição para a meta.
A banda larga móvel também é destacada, já que os acessos na tecnologia de conexão 4G triplicaram. Portanto, a ideia é fazer o índice chegar em 98,65%.
VIU ISSO?
–> Oi quer acelerar ainda mais expansão da fibra óptica
–> Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel
–> Anatel defende o monitoramento de celulares
Será que em três anos os planos da agência se concluem? Vale lembrar que a Oi é vista como uma das principais aliadas na conclusão das metas, já que possui a maior rede de fibra do país.
Com informações de UOL