Falha ou atualização? Usuários fazem especulações nas redes sociais.
Nesta sexta-feira, 19, alguns usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp têm percebido que ele não está mais apresentando o status dos usuários, informando se eles estão “online”, “visto por último”, “digitando” ou “gravando um áudio”.
É válido lembrar que o aplicativo não oferece a possibilidade de desativar essas notificações de status.
O assunto se tornou um dos mais comentados nas redes sociais, levantando dúvidas se a novidade é apenas uma falha ou faz parte de uma nova atualização do aplicativo.
Teve gente que comemorou a retirada do status. “Vou poder deixar as pessoas no vácuo sem elas saberem que eu tô online” comemorou um usuário do Twitter.
Segundo o site DownDetector, o problema começou logo após o meio dia, alcançando um pico de 2053 notificações por volta das 13h.
Além da falta de status, há relatos de falha geral, problemas para acessar a conta e dificuldades para mudar configurações de privacidade. Alguns usuários estão recebendo a mensagem “temporariamente indisponível”.
No Brasil, a falhar atinge principalmente a região sudeste e nordeste no país. Ao redor do mundo, o problema afeta pontualmente regiões de vários países, principalmente, Argentina, Colômbia, México, República Dominicana e Estados Unidos. O continente europeu é o mais afetado.
VIU ISSO?
–> WhatsApp, Messenger e Instagram correm o risco de sair do ar
–> WhatsApp está expondo na internet celulares de seus usuários
–> Justiça brasileira condena Facebook a pagar R$ 16 mil
Tanto o aplicativo quanto a versão web enfrenta dificuldades.
Alguns especulam que o novo sistema de pagamentos, inaugurado nesta segunda-feira (15), pode ser a origem do problema.
Por enquanto, não há uma explicação por parte do Facebook, proprietário do WhatsApp, da falha técnica.
Enquanto isso, a internet fica em polvorosa.
[ATUALIZAÇÃO – 19/06/2020 18h45]:
No final da tarde desta sexta-feira, o WABetaInfo informou que todas as falhas que ocorreram durante o dia já foram corrigidas pelo WhatsApp. O status dos usuários, o acesso ao aplicativo /web e os erros nas configurações já foram normalizados.